facebook youtube

Agenda

LIVE | Lançamento do livro “O Caminho de Tirésias” de Vera Chaves Barcellos

A Fundação Vera Chaves Barcellos tem o prazer em convidá-lo(a) para assistir à live de lançamento do livro “O Caminho de Tirésias ou um ensaio sobre cinco artistas brasileiros” de Vera Chaves Barcellos, que acontecerá quarta-feira, 15 de setembro, às 19h.

Para assistir, basta acessar os canais da FVCB no YouTube ou no Facebook no horário: youtube.com/fvcbrs | facebook.com/fvcbarcellos

Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo

LIVE | Lançamento da Revista Pomares, edição número 5

Seguindo a programação do mês de julho, a Fundação Vera Chaves Barcellos tem o prazer em convidá-lo(a) para assistir à live de lançamento da revista Pomares, edição número 5.

O evento acontecerá quarta-feira, dia 21 de julho, às 19h e contará com a presença de Alexandre Ramos e Neiva Bohns.

Para assistir, basta acessar os canais da FVCB no YouTube ou no Facebook no horário: youtube.com/fvcbrs | facebook.com/fvcbarcellos

Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo

LIVE | Inéditos e Reciclados | Lançamento de catálogo e material educativo

Dando seguimento aos lançamentos de julho, a Fundação Vera Chaves Barcellos tem o prazer em convidá-lo(a) para assistir à mais uma live, a de lançamento do catálogo da exposição “Inéditos e Reciclados – Uma exposição de Vera Chaves Barcellos” que contará com a presença de Ana Albani de Carvalho, Niura Legramante e Yuri Flores Machado.

O evento acontece quarta-feira, 14 de julho, às 19h.

Para assistir, basta acessar os canais da FVCB no YouTube ou no Facebook no horário: youtube.com/fvcbrs | facebook.com/fvcbarcellos

Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo


LIVE 07/07 – Lançamento de catálogo com Regina Silveira e Antoni Muntadas


Na próxima quarta-feira, 7 de julho às 19h, será lançado o catálogo da exposição “MUNTADAS/SILVEIRA. Diálogos. Mundo, Arte, Vida.” e para esse momento tão especial, a Fundação Vera Chaves Barcellos está organizando uma live que contará com a presença dos artistas Antoni Muntadas e Regina Silveira e do curador da exposição, Pablo Santa Olalla. Salve a data para não perder!

Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

EXPOSIÇÃO | Inéditos e Reciclados – Uma exposição de Vera Chaves Barcellos

A Fundação Vera Chaves Barcellos promove a abertura da exposição Inéditos e Reciclados – Uma exposição de Vera Chaves Barcellos. A exposição reúne trabalhos desenvolvidos ao longo de mais de 40 anos de investigação fotográfica na produção da artista.

 


As visitas serão disponibilizadas através de agendamento a partir do dia 24 de abril, sábado, seguindo de forma responsável os protocolos de prevenção recomendados pelos órgãos oficiais. O uso de máscara de proteção é obrigatório e, por ora, as visitas estão restritas somente ao público adulto.

SERVIÇO | Agendamentos para visita à Sala dos Pomares a partir do dia 24 de abril. Visitas individuais ou grupos de, no máximo, 06 pessoas por horário.

- Horários disponíveis:
Terças, das 10h às 17h;
Quartas, das 10h às 17h;
Quintas, das 14h às 17h;
Sábados, das 14h às 17h.

- Agendamentos pelo telefone: (51) 9 8229 3031 ou e-mail: educativo.fvcb@gmail.com preferencialmente com 24h de antecedência, mediante e-mail de confirmação do setor Educativo.


Vera chaves Barcellos conversa com Patrícia Wagner, curadora do projeto M.A.P.A

A artista Vera Chaves Barcellos é convidada a participar de uma conversa com a curadora do projeto M.A.P.A, Patrícia Wagner.
A Transmissão ocorrerá ao vivo pelo Instagram https://www.instagram.com/p/CE7u2MdnFAR/ (@vivaprojects).

 

Rede Virtual de Ensino de Arte

No período de distanciamento social, a FVCB inicia o projeto
 Rede Virtual de Ensino de Arte.

 

Rintaro Iwata, With Model #2, da série Black Object, 1999/2002.
Fotografia em impressão jato de tinta e escultura de resina.
Coleção Artistas Contemporâneos | Fundação Vera Chaves Barcellos.

 

Regina Vater, da série Camas around the world, 1974/1975.
Coleção Artistas Contemporâneos, Fundação Vera Chaves Barcellos.

Com o intuito de lançar questões que circundam esta nova realidade que estamos vivendo no nosso cotidiano, elaboramos um material de apoio para educadores, das mais diversas áreas. A partir do olhar de nossa equipe, indicaremos semanalmente uma obra presente no Acervo da Fundação, juntamente com uma proposta de atividade a ser pensada e realizada em conjunto com seus estudantes à distância. Convidamos vocês, educadores, a construírem conosco novas propostas de atividades e a compartilharem os registros destas através das hashtags #EducativoFVCB e #FVCBemRede.

 

_______

 

Faça o Download do arquivo com as propostas de atividades que o Educativo da FVCB preparou para todos os públicos:

 

VIEWING ROOM SP–ARTE 2020

Para o Viewing Room da SP–Arte 2020, a Galeria Superfície apresenta um projeto solo da artista Vera Chaves Barcellos, em um recorte panorâmico que inclui obras concebidas entre o período de 1974 a 1996.

Com mais de 50 anos de carreira e uma fundação em Porto Alegre que leva seu nome, Vera Chaves Barcellos faz parte da geração de artistas pioneiros da arte conceitual brasileira dos anos 70, tendo participado das históricas exposições do célebre curador e historiador Walter Zanini (1925–2013) no Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), assim como da representação do Brasil na Bienal de Veneza de 1976 com a obra ‘Testarte’ — que se encontra disponível nesta seleção. O presente recorte curatorial permite que o espectador possa verificar a diversidade de linguagens experimentais e poéticas que a artista desenvolveu ao longo de sua trajetória, utilizando-se dos novos meios de cada época: como o vídeo, a fotografia, a arte-correio e os livros de artistas.

É possivel acessar a exposição Virtual no site www.sp-arte.com e a mostra de Vera Chaves Barcellos em https://www.sp-arte.com/viewing-room/projetos/vera-chaves-barcellos-110/

 

“O Estranho Desaparecimento de VCB”, 1976
Fotografia

A artista Vera Chaves Barcellos

(1938— PORTO ALEGRE, BRASIL)

Vera Chaves Barcellos realiza sua obra gráfica nos anos 1960, após frequentar o Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, e concluir os estudos na Inglaterra, Holanda e França. Em 1975, como bolsista do British Council, estuda técnicas gráficas e fotografia no Croydon College, Londres. Em 1976, participa da Bienal de Veneza. Em 2005, instituiu a Fundação Vera Chaves Barcellos, dedicada à arte contemporânea. Entre suas mostras individuais estão: ‘Dones de la Vida’ (1992), Galeria Artual, Barcelona; ‘Visitant Genet’ (2000), Museu D’Art de Girona; ‘O Grão da Imagem’ (2007), Santander Cultural, Porto Alegre; ‘Imagens em Migração’ (2009), MASP, São Paulo; e ‘V.C.B, fotografias, manipulações e apropriações’ (2017), Paço Imperial, Rio de Janeiro. A artista participou de históricas exposições realizadas no MAC, São Paulo, organizadas por Walter Zanini nas década de 1960/70, quatro Bienais de São Paulo, e de mostras coletivas na América Latina, Alemanha, Bélgica, Coreia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Japão. Integra a mostra ‘Radical Women: Latin American Art 1960–1985’, em 2017 no Hammer Museum, LA, e em 2018 no Brooklyn Museum, em Nova York, e na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Trabalha em Viamão, Rio Grande do Sul, Brasil e em Barcelona, Espanha, desde 1986.

Acesse a Bienal12 online. Vera Chaves Barcellos está entre as artistas convidadas.


Na imagem em destaque, frame de:

Vera chaves Barcellos, As Mulheres do Mundo, 1999-2010
Vídeo, 19’17″

Vera Chaves Barcellos está juntamente com outras artistas compondo a Bienal do Mercosul, e apresenta a obra “ As Mulheres do Mundo”.

“Em Mulheres do mundo, diversas mulheres, frente a câmera, pronunciam seus nomes. Ao mesmo tempo em que se registram estes rostos que se nomeiam, numa roda evidente de empoderamento, se oferece um arquivo de afeto particular que cada uma delas comunica: confiança, otimismo, pessimismo. Trata-se de um projeto que Vera iniciou em 1999, numa exposição que fez na Catalunha, e finalizou entre 2012-2013, realizando o registro de gravações num processo que contou com a colaboração do vídeo maker Hopi Chapman. A versão que se apresenta na Bienal 12 reúne a voz de quatrocentas mulheres de diferentes partes do mundo, de variadas idades, nacionalidades e raças que, de forma sucessiva, pronunciam, uma vez, seu nome.”

A Bienal12 está online pela plataforma da instituição. No site você pode encontrar textos, exercícios, vídeos e imagens de obras e a lista completa das artistas que compõem a mostra.

http://www.fundacaobienal.art.br

Material educativo para download | MUNTADAS/SILVEIRA. Diálogos. Mundo, Arte, Vida.

Disponibilizamos aos professores, estudantes e ao nosso público em geral, o material educativo da exposição MUNTADAS/SILVEIRA. Diálogos. MUNDO, ARTE, VIDA, tendo como objetivo compartilhar nossas experiências em Arte-educação com todos e todas em suas residências e, em um futuro próximo, presencialmente, na Sala dos Pomares.


Regina Silveira, Mea culpa, 2007

Download PDF:
Material educativo | Muntadas / Silveira. Diálogos. Mundo, Arte, Vida

Nos acompanhe nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos.
facebook.com/fvcbarcellos
instagram.com/fvcb__
https://www.youtube.com/c/fvcbrs