Apresentação
O Acervo Artístico da FVCB é composto em sua grande maioria por trabalhos contemporâneos de artistas, coletivos e propostas nacionais e internacionais, englobando diferentes denominações, como arte impressa, arte postal, arte sonora, arte têxtil, arte tridimensional, desenho, fotografia, instalação, livro de artista, pintura, videoarte, entre outras.
Trata-se de um acervo museológico em constante expansão, que atualmente conta com um total de 4.011 obras divididas em duas coleções: a Coleção Artistas Contemporâneos que possui 3.083 obras, e a Coleção Vera Chaves Barcellos que abrange 928 obras.
Dentro da Coleção Artistas Contemporâneos, há uma variada gama de artistas e trabalhos, no entanto, destacam-se três Subcoleções das quais a Fundação Vera Chaves Barcellos detém a grande maioria do trabalho desses artistas, são elas: Subcoleção Claudio Goulart, Subcoleção Patricio Farías e Subcoleção Silvio Nunes Pinto.
Em nosso banco de dados, também é possível realizar consultas a partir da aba de Artistas, onde constam os perfis dos mais de 700 artistas que compõem o acervo da FVCB, com suas respectivas biografias e obras. E também, há o nosso histórico de mostras, na aba Exposições, onde é possível acessar as principais informações de cada exposição, como: curadoria, data de exibição, e as obras da coleção que participaram de cada uma delas.
Implementação Tainacan
A base de dados e sistema de documentação museológica que utilizamos para disponibilizar nosso Acervo Artístico online, o Tainacan, é um software de origem nacional que foi escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram para realizar a política nacional de acervos e pôr em prática o Inventário Nacional de Bens Musealizados, que visa mapear os acervos e coleções em território nacional. Em consonância com esse princípio de levantamento de um patrimônio musealizado nacional, uma das características principais do Tainacan é a interoperabilidade de acervos, ou seja, a capacidade de diferentes acervos poderem se comunicar e formar redes, além da disponibilização de acervos na internet.
Ao longo de quase duas décadas, a informação das obras da FVCB já foi classificada em diferentes suportes, desde fichas catalográficas físicas até bancos de dados como o Donato e o Open Access. O projeto de migrar esses dados para o Tainacan e disponibilizá-lo para o acervo online começou em 2023, e foi executado pela museóloga Bruna Martin e estudante de museologia Arthur Bonfim, que trabalham no setor de Acervo Artístico da FVCB, com a assessoria técnica de Sérgio Sakakibara.
Para implementar o Tainacan na Fundação, foi necessário compilar, revisar e complementar informações que estavam armazenadas em diferentes sistemas de catalogação. Esse processo envolveu etapas de tratamento de dados e discussões teóricas sobre as materialidades, técnicas e categorias da nossa coleção, bem como questões de catalogação referentes à arte contemporânea. A partir dessa sistematização, realizamos a migração dos dados que aqui se encontram disponíveis para consulta e pesquisa pública, algo até então inédito na história da FVCB.
O que está disponível atualmente é um lançamento parcial da coleção, para torná-la disponível via consulta e fomentar a pesquisa no Acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos. Neste primeiro momento, podem ser consultadas 2.500 obras da Coleção Artistas Contemporâneos e 500 obras da Coleção Vera Chaves Barcellos. Mais adiante, outras funcionalidades, como: busca por palavras-chave e campos informativos com pesquisa sobre as obras realizadas pela equipe da FVCB, estarão disponíveis. Para dessa forma, tornar as pesquisas cada vez mais dinâmicas em acesso, e embasadas em conteúdo.