São dois grandes recortes do nosso acervo que compreendem as obras, sendo divididas em Artistas Contemporâneos, e uma coleção dedicada à Vera Chaves Barcellos
Como artista a minha maior coleção é, naturalmente, da minha própria obra, mas realmente,  consciência de formar uma coleção veio após a possibilidade de ter um Bicho de Lygia Clark, dos anos 60, adquirido na década de 90. Pensei: “Agora estou começando uma verdadeira coleção”. Como já possuía-mos um bom número de obras, a partir daí nossas escolhas foram se tornando mais conscientes e o acervo foi se enriquecendo atrás de continuas aquisições (Vera Chaves Barcellos em entrevista para Nei Vargas,2021)

Artistas Contemporâneos

A coleção Artistas Contemporâneos possui mais de 3.000 obras e 700 artistas. Nela, pode-se conferir as seguintes denominações artísticas: Arte Impressa, Arte Postal, Arte Sonora, Arte Têxtil, Arte Tridimensional, Desenho, Fotografia, Instalação, Livro de Artista, Mista, Pintura, Registro/Documento e Videoarte.

Podemos destacar dentro desse universo de linguagens, a quantidade de técnicas de Gravura, Arte Postal, Livros de Artista e Fotografia que compõem a coleção. Com projetos que remetem desde os primórdios da produção contemporânea até a atualidade. 

Vera Chaves Barcellos

A coleção Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre/RS, 1938) possui parte significativa do trabalho da artista, com mais de 900 obras, número este, que continua crescendo, uma vez que Vera segue produzindo.  Na coleção, é possível ter um panorama da sua produção, desde os seus primeiros estudos na década de 1950, até os trabalhos mais atuais. Além do mais, a coleção da artista possui obras em diversas linguagens, como Xilogravura, Serigrafia, Fotografia, Desenhos, Pinturas, Instalações, Livro de Artista, Videoarte e outras articulações entre linguagens. 

No entanto podemos ressaltar que em nosso acervo se destacam em números a produção de Gravuras, Desenhos e Fotografias da artista.