A fanpage do grupo Nervo Óptico prossegue divulgando a história do grupo de artistas que renovou a cena artística e cultural do Sul do Brasil nos anos 1970. O último post da página destaca a memória das “Atividades Continuadas”, evento a partir do qual se consolidaram as ações do Nervo Óptico, com parte dos artistas participantes.

Há cerca de 4 décadas, um grupo de jovens artistas se reuniu no MARGS e promoveu uma programação cultural intensa, entre os dias 09 e 10 de dezembro de 1976. Eram as “Atividades Continuadas”.

No evento, os artistas Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clovis Dariano, Jesus Escobar, Mara Alvares, Romanita Disconzi, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos apresentaram ao público o texto “Manifesto”, que reunia as ideias dos artistas sobre formas de produção e circulação da arte e demarcava oposição ao condicionamento mercadológico sobre a produção artística. Parte do grupo seguiria trabalhando junto, originando, em abril de 1977, o cartazete NERVO ÓPTICO.

Em destaque: a reprodução digital do Manifesto e registros fotográficos da performance de apresentação do texto Manifesto.