Fundo Vera Chaves Barcellos (Aberto)
Datas-Limite: 1963 -Hoje

História: Vera Chaves Barcellos nasceu em Porto Alegre, RS, Brasil, 1938. Nos anos 1960 dedicou-se à gravura depois de estudos na Inglaterra e Holanda. Em 1975 aprofundou seu conhecimento em técnicas gráficas e fotografia, com bolsa do British Council, no CroydonCollege em Londres. Em 1976 fez parte da representação do Brasil na Bienal de Veneza com o trabalho Testarte. Desde os anos 1970 tem atuado na animação cultural em Porto Alegre estando entre os fundadores do Nervo Óptico (1976-1978) e do Espaço N.O. (1979-1982), e também da galeria Obra Aberta (1999-2002). Realizou inúmeras exposições individuais no Brasil e no exterior. Atualmente divide-se entre a Fundação Vera Chaves Barcellos onde é Diretora Presidente e sua produção artística. Desde 1986 vive entre Barcelona e Viamão, na área metropolitana de Porto Alegre.

Documentos: Catálogos, convites, livros, fotografias, slides e outras espécies de documentos o fundo reúne importantes materiais que documentam a trajetória artística da artista Vera Chaves Barcellos desde suas primeiras atividades. Este fundo encontra-se em fase de organização.

Incorporações: Constitui-se em um fundo aberto, com constantes incorporações através de doações da própria artista ou por incorporação natural da FVCB.

Fundo FVCB (Aberto)
Datas-Limite: 2005-Hoje

História: A Fundação Vera Chaves Barcellos, criada em 2003, se destina à difusão, preservação e divulgação da arte contemporânea. Sua instituidora é a artista plástica Vera Chaves Barcellos, que doou sua coleção particular de arte contemporânea, além de grande parte de sua produção artística ao acervo da instituição. Desde então, vêm atuando ativamente no cenário da arte contemporânea no país, promovendo exposições, debates, estímulo à pesquisa e projetos editoriais.

Documentos: Documentação administrativas da Fundação geradas pelas atividades-fim da instituição, projetos, exposições, lançamentos de livros, palestras e outros documentos que não estão mais em sua fase ativa. Este fundo encontra-se em fase de organização.

Incorporações: Constitui-se em um fundo aberto, com constantes incorporações através de doações da própria artista ou por incorporação natural da FVCB.

 

Fundo Coletivo Nervo Óptico (Fechado)
Datas-limite: 1976-1978

História: Em 1976, na cidade de Porto Alegre, um grupo de artistas e estudantes de arte, se reuniu com o objetivo de trocar idéias sobre os próprios trabalhos e discutir o contexto cultural da época no Rio Grande do Sul. Mais tarde este grupo passou a denominar-seNervo Óptico. Meses depois, foi organizada uma exposição chamada “Atividades Continuadas” em que foi apresentado um “Manifesto”, onde o poder adquirido pelo mercado de arte e as políticas da então Secretaria de Cultura e Turismo do estado eram criticados.
A fim de que os posicionamentos sobre arte e os trabalhos dos integrantes do grupo fossem mais bem difundidos, em abril de 1977, passou-se a editar um cartazete de distribuição gratuita e mensal. Chamado de “Nervo Óptico”, o impresso continha divulgações de eventos, imagens especialmente desenvolvidas para o veículo e textos que expressavam as idéias dos artistas.
Ao mesmo tempo em que os cartazetes eram editados e distribuídos, o grupo realizava exposições e outras atividades. Dá-se destaque a uma exposição coletiva na galeria Eucatexpo, em novembro de 1977, e outra no Instituto de Artes em outubro de 1978, intitulada “Mistos e Manias”. Ao todo foram editados 13 cartazetes, de abril de 1977 a setembro de 1978, data esta última que representa o fim das atividades do grupo.

Documentos: Compreende as atividades desenvolvidas pelo grupo Nervo Óptico. São registros de seus encontros, exposições, cartazetes, fotografias, folders e o próprio Manifesto. Ainda encontram-se o livro de Registro de Reuniões, controle de gastos e doações, recortes de jornais da época e correspondências da época. Além destes é possível encontrar também documentos relacionados que são posteriores à dissolução do grupo.

Incorporações: Eventualmente, este fundo poderá receber acréscimos de documentos provenientes de doações e posteriormente selecionados.