No último sábado, a Fundação Vera Chaves Barcellos inaugurou na Sala dos Pomares a exposição Nervo Óptico: 40 anos. Em destaque: (da esquerda para direita: Vera Chaves Barcellos, Ana Albani de Carvalho, Fernanda Cony, Clóvis Dariano, Telmo Lanes e Carlos Asp).

Após uma temporada no Centro Cultural São Paulo, a mostra Nervo Óptico: 40 anos chega à Sala dos Pomares. Com curadoria de Ana Albani de Carvalho, a exposição apresenta apresenta trabalhos – em obras da época e em versões recentes – dos artistas que integraram o grupo: Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clóvis Dariano, Mara Alvares, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos; além de obras de Romanita Disconzi e Jesus Escobar, artistas que participaram das atividades antecedentes à consolidação do Nervo Óptico. Documentos e registros fotográficos de performances e ações do período de atuação do grupo (1976 a 1978) também encontram-se em exibição na mostra.

A abertura da exposição contou com a presença interessada de artistas e teóricos atuantes no sistema das artes e do público em geral. Concomitante à abertura, o artista e crítico de arte Adolfo Montejo Navas realizou o lançamento do seu livro Fotografia e Poesia – Afinidades Eletivas.

E fique atento porque, com objetivo de avivar, estimular e aprofundar o debate em torno das ações do Nervo Óptico, a FVCB realizará uma ampla programação que engloba além das atividades do Programa Educativo, um ciclo de palestras com teóricos, artistas e agentes do sistema das artes; e a participação na 15ª Semana de Museus.

A mostra segue aberta para visitação até 22 de julho de 2017, sob agendamento prévio  pelos telefones: (51) 98229-3031 e (51)99949-0348 ou pelo e-mail educativo@fvcb.com.