Desde abril deste ano, a exposição Nervo Óptico: 40 anos tem recebido visitas de diversos grupos. O Jornal  Cidades destacou no dia 10 de maio, a visita da Escola Municipal Farroupilha. Leia a reprodução da matéria aqui.

A visita – que foi conduzida pela coordenadora do Programa Educativo da Fundação, Margarita Kremer – foi uma proposta da professora de Artes, Gabriela Rodrigues, com o objetivo de aproximar os alunos da arte, além de instigá-los a entender as expressões individuais de cada trabalho exposto. A educadora explica que a fotografia faz parte dos conteúdos que estão sendo desenvolvidos com as turmas do 8º ano.

Durante a visita, os alunos puderam conferir a potência artística e a contemporaneidade do projeto Nervo Óptico. Os estudantes tiveram contato com os mais de 70 trabalhos fotográficos – produzidos, entre os anos de 1976 e 1978, e em versões recentes – de diferentes artistas que integraram o movimento artístico desta época. Os integrantes do Nervo Óptico não se colocavam como fotógrafos, mas artistas tomando a fotografia como ponto de partida para intervenções, fotomontagens, registros de performance e outros. Em abril deste ano, comemorou-se 40 anos do lançamento do trabalho de maior repercussão do grupo, o cartazete Nervo Óptico – descrito como “uma publicação aberta à divulgação de novas poéticas visuais”. Na época, cerca de mil exemplares foram impressos e distribuídos gratuitamente, apresentando geralmente o trabalho fotográfico de um artista do grupo ou convidado. Eram folhas impressas em preto e branco, o contrário do que se entendia como uma obra “vendável” e por isso acabavam por questionar o próprio conceito de arte.

A visitação à exposição Nervo Óptico: 40 anos ocorre até o dia 22 de julho de 2017, de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h30, sob agendamento prévio pelo telefone (51) 8229-3031 ou pelo e-mail educativo@fvcb.com. A Fundação Vera Chaves Barcelos está localizada na Av. Senador Salgado Filho, 8450 – Viamão – RS.

Programa Educativo

A Secretaria Municipal de Educação (SME) mantém uma parceria com o Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB). Os educadores da rede municipal participam de um curso de formação continuada em arte, oferecido pela FVCB. O objetivo do Programa é aproximar professores, alunos e comunidade escolar da arte, através da troca de experiência e da vivência, em um espaço direcionado a arte contemporânea.

Adaptado da publicação:

http://viamao.rs.gov.br/portal/noticias/0/3/3041/Alunos-da-Escola-Municipal-Farroupilha-realizam-visita-guiada-%C3%A0-exposi%C3%A7%C3%A3o