Em agosto, o Sesc Palladium (Belo Horizonte, Minas Gerais) inaugura mostra Mais do que Araras – exposição comemorativa dos 50 anos da icônica obra Tropicália, de Hélio Oititica. Saiba mais.

A artista Vera Chaves Barcellos participa da mostra Mais do que Araras, que entra em cartaz no Sesc Palladium (BH), no dia 08 de agosto.  A partir da imaginária em torno da instalação Tropicália, montada pela primeira vez no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, na exposição Nova Objetividade Brasileira em 1967, Raphael Fonseca, curador da mostra selecionou trabalhos de artistas contemporâneos brasileiros que, de diferentes pontos do Brasil, produzem obras que problematizam a ideia da tropicalidade desde uma perspectiva não literal. “A reflexão crítica em torno do que seria a identidade brasileira’, uma visualidade anti-tropical e a apreensão do corpo como protagonista e agente necessário para a mudança social são fulcrais a esse projeto. Para tal serão reunidas obras produzidas entre o final da década de 1960 e início de 1980 por artistas que pesquisavam esses tópicos de Norte a Sul do Brasil” – declara Fonseca.

A participação de Vera Chaves Barcellos será com os trabalhos Habitat e Pequena Estória de um Sorriso (1975) – obras que abordam aspectos da realidade brasileira, apresentando a problemática social do País, que de da época de sua produção até agora, pouco se alterou e até mesmo se agravou.

(Excerto Pequena Estória de um Sorriso, de Vera Chaves Barcellos, 1975).

(Excerto Habitat, de Vera Chaves Barcellos, 1975).

Além de Vera, Mais do que Araras conta com obras de  Anna Bella Geiger, Carlos Vergara, Edinízio Ribeiro Primo, Falves Silva, Jomard Muniz de Britto, José Ronaldo Lima, Letícia Parente, Mario Ishikawa, Neide Sá, Raymundo Colares, Regina Silveira, Regina Vater, Torquato Neto, e Daniela Seixas.

EXPOSIÇÃO MAIS DO QUE ARARAS

Abertura: 08 de agosto | 19h
Visitação: 09/08 a 01/10/2017 | Terça a domingo, 9h às 21h.
Galeria de Arte GTO | Sesc Palladium |Rua Rio de Janeiro, 1046
Avenida Augusto de Lima, 420
Centro – Belo Horizonte/MG

Acompanha a exibição da mostra, uma programação paralela com entrada franca.

CONVERSA COM ARTISTAS E CURADOR
Anna Bella Geiger, José Ronaldo Lima e Raphael Fonseca
11 agosto – 19h30
Teatro de bolso
*retirada de ingressos 30min antes

LEITURA DE PORTFÓLIO
Anna Bella Geiger
12 agosto – 9h30 às 17h30
Espaço Multiuso
Inscrições prévias

ENCONTRO COM PROFESSORES E EDUCADORES
19 agosto | 14h às 18h
Mezanino
Inscrições prévias

WORKSHOP
Quer que eu desenhe? O que é preciso dizer várias vezes
Daniela Seixas
30 setembro | 10h às 12h | 14h às 16h | 18h às 20h
Foyer Augusto de Lima e Rio de Janeiro
Inscrições prévias