No último sábado, a Fundação Vera Chaves Barcellos inaugurou , exposição coletiva com curadoria de Laura Cattani e Munir Klamt, o duo Ío.

A metáfora do ecossistema foi um dos pontos de partida para que Laura Cattani e Munir Klamt traçassem o desenho inicial de , mostra que entrou em cartaz na Fundação Vera Chaves Barcellos no último sábado, 02 de setembro.

Com trabalhos de artistas convidados em diálogo com a coleção artística da FVCB, além da interação com distintos agentes naturais – visíveis e invisíveis – e com itens de coleções particulares, a concepção da mostra segue menos uma lógica teórica, se expandindo em um encadeamento reverberativo, daí a ideia do ecossistema. Os trabalhos selecionados, de acordo com Munir Klamt, reverberam, de modo que “uma ideia ecoa em outra ideia, uma forma ecoa em outra possibilidade”.

Conforme o duo Ío, em estão presentes trabalhos artísticos não realizados pela dupla, mas que eles gostariam de ter feito: “Pensar a curadoria a partir da prática artística, de modo que o artista busca ver a si através do outro (obras que gostaríamos ter feito, caminhos não percorridos ou insights que nos fascinam) e o lugar em que este outro age (o espaço expositivo, sua arquitetura, o contexto e o ecossistema em que está inserido) foi o desafio que Munir e eu nos propusemos ao aceitar o convite da Fundação Vera Chaves Barcellos para essa exposição” – explica Laura.

A abertura de foi precedida pelo primeiro encontro do Curso de Formação Continuada em Artes. A aula inaugural foi com o curador Munir Klamt, que fez um percurso com os educadores inscritos no Curso. A programação educativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão recebe inscrições de forma permanente pelo e-mail: educativo@fvcb.com  ou pelo telefone: (51) 98229 -3031.

Artistas, curadores, teóricos, historiadores da arte e público em geral marcaram presença no evento. Na mesma data, a Fundação Vera Chaves Barcellos lançou a edição dupla 3 e 4 da Revista Pomares e ainda houve a distribuição gratuita da publicação Claudio Goulart | Some pieces of myself e da publicação sobre a FVCB, ambas contempladas pelo programa Rumos Itaú Cultural.

está aberta à visitação mediante agendamento prévio, de segunda à sexta, das 14h às 17h30. Agende sua visita: (51) 98229 3031 | educativo@fvcb.com .