Saiba mais sobre os projetos programados para o primeiro semestre de 2018 pela Fundação Vera Chaves Barcellos.

Em março, a FVCB lança a publicação Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho, que documenta a produção do artista que foi tema de exposição na Sala dos Pomares em 2016, em mostra com mesmo título. O evento será no auditório do Margs, no dia 15 de março.

Participam da publicação as organizadoras da mostra: a artista Vera Chaves Barcellos e a arquiteta Marcela Tokiwa com textos de apresentação, além dos pesquisadores Paulo Silveira e Anderson da Silva Almeida, que refletem criticamente sobre a produção de Silvio no campo das artes visuais. Bilíngue (português | inglês) e amplamente ilustrada, a publicação terá distribuição gratuita.

O lançamento contará com a presença de pesquisadores que abordarão a produção de Silvio Nunes Pinto sob a perspectiva da história, teoria e crítica de arte e também da antropologia. O projeto está sendo realizado com recursos do Pró-Cultura RS | Fundo de apoio à Cultura. Lei nº 13490/10.

Para o início de abril, a FVCB inaugura a sua nova exposição A condição básica. Com organização da equipe da Fundação, a mostra se constitui por trabalhos de arte contemporânea que apresentam a questão da apropriação como estratégia criativa. Abertura: 06 de abril.

Também para abril, está programado o lançamento a publicação Patricio Farías: a arte de rir da Arte,  projeto realizado com recursos do Pró-Cultura RS | Fundo de apoio à Cultura. Lei nº 13490/10. O projeto é constituído por duas publicações, que abordam a produção do artista chileno pelo aspecto do humor e da ironia, sendo, uma delas, um material educativo a ser distribuído de forma gratuita entre educadores no município de Viamão.