A convite do curador Felipe Scovino, atualmente responsável pelo Clube da gravura do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), Vera Chaves Barcellos realizou no início deste ano uma nova versão de seu trabalho O Grito, onde se apropria das expressivas e mais variadas manifestações emocionais de desportistas, onde os gritos de alegria, emoção extrema, ou mesmo dor e desilusão, se manifestam em sua maior potência.

Vera Chaves Barcellos, O grito, 2006

A obra, em uma tiragem de 70 exemplares, está sendo produzida e em breve será distribuída aos sócios do clube de Gravura do MAM.

Sobre o clube:

O Clube de Colecionadores de Gravuras do Museu de Arte Moderna de São Paulo – iniciado em 1986 – busca incentivar o colecionismo de obras de arte. Iniciativa surgida a partir dos próprios artistas que hoje doam seus projetos ao Museu, o Clube levanta recursos para a manutenção da Instituição, ao mesmo tempo em que viabiliza a realização do projeto proposto pelo artista. A cada ano 5 artistas são convidados para participar desse projeto, que também gera aquisições para o acervo do museu, já que cópias das gravuras são doadas ao MAM.

Entre alguns dos participantes do Clube nos últimos anos encontram-se: Cildo Meireles, Waltercio Caldas, Nelson Leirner, Regina Silveira, Beatriz Milhazes, Hércules Barsotti, Athos Bulcão, Marepe, Efrain Almeida, Paulo Bruscky, Ernesto Neto, Carlito Carvalhosa, Antonio Manuel, Paulo Monteiro, Tatiana Blass, Milton Machado, Edith Derdyk, Rodrigo Andrade, Iole de Freitas, André Komatsu e Élida Tessler entre outros.