Uma exposição possibilita diversos percursos, leituras e novos conhecimentos. Partindo dessa premissa, na tarde do último sábado, 21/05, realizamos uma visita mediada com a participação de José Francisco Alves, pesquisador, historiador da arte e autor dos textos da mostra 80’s, atualmente em exibição na Sala dos Pomares, em Viamão.

José Francisco Alves, pesquisador, historiador da arte e autor dos textos da exposição 80’s. Foto de Bebeto Alves.

A atividade integrou a programação da 20ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. Na ocasião, foi oferecido transporte gratuito para deslocamento de ida e volta entre Porto Alegre e Viamão.

Sala dos Pomares. Foto de Bebeto Alves.

Além de apresentar as mais de 50 obras que compõem a exposição, José Francisco Alves contextualizou o público sobre as transformações e os fatos históricos ocorridos na década de 80, que influenciaram os/as artistas atuantes neste período. Uma grande aula sobre história da arte!

“A arte brasileira nos anos 80 acompanhou o contexto, com o país recomeçando a respirar a democracia (anistia, volta dos exilados) com fundo musical da MPB. (…) O artista experimental, pop e sob censura dos anos 70 se transformou, nos 80, em um novo artista, mais profissional. Isso foi resultado de alguns fatores: o incremento da arte universitária (e mais aberta), o mercado e suas inúmeras galerias, a efervescência cultural, a criação do MinC e o posterior surgimento de inúmeras instituições.” (Trecho do texto de José Francisco Alves).

 

Exposição 80’s | Visitação

Quem tiver interesse em conhecer a exposição atual da FVCB, basta agendar uma visita pelo telefone (51) 98229 3031 ou pelo e-mail educativo.fvcb@gmail.com. A entrada é gratuita.