Na tarde ensolarada do último sábado, 30/07, recebemos cerca de 30 estudantes do Bacharelado em História da Arte da UFRGS, acompanhados/as pelos/as professores Eduardo Veras, Joana Bosak, Paula Ramos e Paola Zordan.

Além de um grande piquenique na área externa da Sala dos Pomares, o grupo teve a oportunidade de conhecer a exposição “80’” e uma parte do Acervo da FVCB.

Primeiramente, no turno da manhã, a turma da disciplina de História da Arte no Brasil I visitou a Igreja Nossa Senhora da Conceição, no centro de Viamão, com mediação das pesquisadoras Gabriela Luz e Sofia Inda, egressas do referido curso. Trata-se de uma tradicional saída de campo que foi retomada somente agora após dois anos de ensino remoto em decorrência da pandemia de Covid-19.

Na Sala dos Pomares, o grupo foi recepcionado pela coordenadora do nosso Programa Educativo, Margarita Kremer, e pela artista Vera Chaves Barcellos, diretora-presidente da FVCB. Na ocasião, os/as alunos/as participaram de um percurso pela mostra “80’”, que reúne mais de 40 obras da coleção da FVCB e de artistas convidados – na maioria brasileiros, mas também de estrangeiros radicados no Brasil ou vinculados ao cenário nacional.

Ao final da visita, os/as alunos/as conheceram uma parte da nossa Reserva Técnica, tendo contato com alguns trabalhos de Patricio Farías e com a coleção de obras de Silvio Nunes Pinto. Este último teve sua poética visual apresentada na noite de sexta-feira, 29/07, por Yuri Flores Machado, responsável pelo Centro de Documentação e Pesquisa (CDP) da FVCB, na disciplina de Laboratório de Pesquisa em História da Arte I, da professora Joana Bosak.