No sábado, 15/04, inaugura a exposição Iberê Camargo: Desenhos, com curadoria da artista Vera Chaves Barcellos. A mostra abrange desde os primeiros estudos do pintor até a sua morte, em agosto de 1994.

A abertura ocorre a partir das 14h, com entrada gratuita na Fundação Iberê (Av. Padre Cacique, 2000, Cristal – Porto Alegre/RS). Às 15h30, acontece uma visita mediada com Vera Chaves Barcellos e, na sequência, às 16h30, será realizada uma conversa entre a curadora e o crítico de arte Paulo Gomes, mediada por Daniele Barbosa.

Sobre a exposição

Dos mais de 3,7 mil trabalhos disponibilizados pelo acervo, a artista escolheu 163. O apanhado inclui desenhos da figura humana – desde estudos de aprendizagem do início da carreira do artista e que retornaram no início dos anos 1980 até o final de sua vida; retratos de homens e mulheres – acadêmicos, expressionistas da década de 1980 e de diversas épocas de sua companheira, Maria Camargo; autorretratos que atravessam a vida de Iberê; paisagens; carretéis e desenhos da sua última fase. Para Vera Chaves Barcellos, o desenho é a mais espontânea e, talvez, a mais reveladora das formas de expressão de Iberê.

Agende-se:

15/04, sábado | Abertura da exposição Iberê Camargo: Desenhos

14h | Abertura
15h30 | Visita mediada
16h30 | Conversa com a curadora

Nesta data de 15/04, a entrada será gratuita na Fundação Iberê.