Integrando a programação temática da 14ª Semana Nacional de Museus, a Fundação Vera Chaves Barcellos promoveu ações em suas sedes em Porto Alegre e Viamão.

Desde sua instituição, a Fundação Vera Chaves Barcellos estimula o vivo contato com a produção artística contemporânea através de múltiplas ações – como: cuidadosa produção editorial, promoção de seminários, encontros com teóricos e artistas, visitas mediadas às exposições, entre outras atividades que integram de modo permanente a agenda da FVCB.

Porto Alegre

Na 14ª Semana Nacional de Museus, cujo tema era “Museus e Paisagens Culturais”, a Fundação, através do seu Centro de Documentação e Pesquisa, situado na região central de Porto Alegre, realizou a distribuição de publicações sobre a artista Vera Chaves Barcellos e catálogos sobre exposições da FVCB entre os dias 16 e 20 de maio. Um amplo público retirou as publicações que promovem um estímulo ao debate sobre a arte na atualidade, em sua condição de instância geradora de conhecimentos.

Viamão

Em Viamão, através de seu Programa Educativo, a FVCB realizou pela manhã o Encontro com o duo Ío – formado pelos artistas Laura Cattani e Munir Klamt. A atividade faz parte do Curso de Formação Continuada em Artes, uma iniciativa da FVCB em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão. Professores e demais interessados puderam dialogar com os artistas que participam da exposição Humanas Interlocuções com o trabalho Em Magma.

À tarde, foi a vez do público visitar a mostra Humanas Interlocuções com visita mediada conduzida por Margarita Kremer, coordenadora do Programa Educativo. Para o evento, a FVCB disponibilizou transporte gratuito para o público porto-alegrense, recebendo também o público de Viamão.