Associada à exposição Humanas Interlocuções, a Fundação Vera Chaves Barcellos realizou a 11ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão. Saiba mais sobre o encerramento da edição.

Com curadoria de Thaís Franco, a mostra Humanas Interlocuções apresentou a figura humana em diferentes manifestações da arte contemporânea, abrangendo um recorte temporal de cerca de 50 anos. Por meio de sua programação expositiva aliada a seu Programa Educativo, a FVCB possibilita de forma permanente vivas experiências com a arte contemporânea, através de visitas mediadas às exposições em cartaz e da promoção do Curso de Formação Continuada em Artes.

Direcionado especialmente a professores da rede pública de ensino e aberto a interessados, o Curso de Formação Continuada em Artes  investe na qualificação docente em relação ao entendimento da arte contemporânea como fenômeno complexo e instância geradora de conhecimentos.

11ª edição do Curso teve uma programação intensa, da qual destacamos: o encontro com a historiadora da arte Profª Drª Paula Ramos; o encontro com o duo Ío, formado pelos artistas Laura Cattani e Munir Klamt, participantes da mostra; a distribuição gratuita de material educativo; os encontros na Feira de Ciências de Itapuã; o aconselhamento de projetos realizados a partir de Humanas Interlocuções e o encontro na escola Getúlio Vargas, do município de Viamão, para apresentação dos projetos e trocas de experiência.

Os últimos encontros foram dedicados à reflexão sobre os projetos realizados pelos professores. Nos dias 09 e 10 de junho, o 4° e 5° encontros ocorreram na Feira de Artes de Itapuã, na qual a Fundação Vera Chaves Barcellos teve participação com estande dedicado à instituição.

 

 

A professora Maria Aparecida da Rosa Jorge da E.M.E.F. Presidente Getúlio Vargas explicando o projeto da escola que resgatou a arte mortuária através da arte egípcia, na qual a vida e a morte, temas de trabalhos exibidos na exposição Humanas Interlocuções.

 

A professora Neuza Janete Santos da Rocha da E.M.E.F. Amador Nunes da Rocha apresentou o projeto realizado com seus alunos contextualizando as obras de arte com questões de sustentabilidade e consciência corporal.

Os professores Igor Andrade Cardoso e Rita de Cássia Pereira Gomes Cardoso apresentaram o projeto desenvolvido com as turmas da E.M.E.F. Apolinário Alves dos Santos, abordando questões de sustentabilidade e consciência ecológica; além do tema da saúde, através das disciplinas de Ciências e Artes de forma interdisciplinar.

Os alunos de 5º Ano da E.M.E.F. Presidente Getúlio Vargas apresentaram seu trabalho vencedor da Feira de Ciências da escola inspirado na obra de Berna Reale Cantando na chuva, de 2014. Orientados pelas professoras Cátia de Lima Zeni da Rosa e Elaine Antunes Nunes. Ao final dos dois dias de evento, os professores participantes receberam publicações  da Fundação.

18 de junho de 2016: 6º Encontro do Curso de Formação Continuada em Artes
Apresentação de trabalhos e Avaliação de resultados

Na sede da Secretaria Municipal de Educação de Viamão, no dia 18 de junho, aconteceu o 6º Encontro do curso com a apresentação de trabalhos realizados pelos professores participantes  e avaliação dos resultados.

A professora Maria Darcila Tinoco da E.M.E.F. Monte Alegre – CAIC apresentou seu projeto realizado pelos alunos no formato de vídeo e portfólio. Uma das obras inspiradoras foi Confesso que vivi de Patricio Farías.

 

A professora Salete M. Silva, da E.M.E.I. Stella Virgínia Konrad, trabalhou com a educação infantil de forma poética a partir das imagens das obras reproduzidas no material educativo.

A professora Fátima Rejane Machado Lorençato da E.M.E.F. Cristiano Vieira da Silva apresentou o portfólio do projeto, no qual abordou o estudo da comunidade através de desenhos, gráficos, relacionado conteúdos da matemática à exposição Humanas Interlocuções.

 

 

 

16 de julho de 2016: 7º Encontros do Curso de Formação Continuada em Artes
Visita a escola Inovadora


No sábado do encerramento da exposição Humanas Interlocuções,  foi realizado o último encontro da 11ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes com a visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas para apresentação de seu projeto Arteando no Getúlio Vargas. Tendo a arte como tema norteador, a escola inovadora de Viamão realizou uma serie de atividades que relacionava os conteúdos de cada disciplina com as artes.