Nova mostra da Fundação Vera Chaves Barcellos será inaugurada no próximo sábado, 27 de agosto. A exposição, que segue em cartaz até 16 de dezembro, apresenta ao grande público a obra de um artista viamonense falecido há 11 anos. O conjunto de trabalhos exibido na Sala dos Pomares impressiona pela diversidade e riqueza criativa de um artista autodidata.

O público que costuma frequentar as exposições da Fundação Vera Chaves Barcellos na Sala dos Pomares, espaço expositivo da instituição situado em Viamão, pode esperar uma mostra singular na história da Fundação.Com organização da artista Vera Chaves Barcellos e da arquiteta Marcela Tokia, a exposição revela ao grande público a obra de um artista desconhecido, cuja produção impacta pela engenhosidade e pela diversidade. É uma verdadeira celebração  da força inventiva deste artista de vigorosa produção situada entre a artesania, o design e a arte popular.

Morto em 2005, o viamonense Silvio Nunes Pinto não possuía formação artística tradicional, o que denota de modo expressivo o engenho e a originalidade do rico e diverso conjunto de trabalhos em exibição na mostra, que estará em vigor no período em que se comemoram os 275 anos do município de Viamão.

A mostra reúne desde pequenas peças como abotoaduras e pingentes de madeira até peças de mobiliário como mesas, estantes e armários; além de cadeiras esculpidas e esculturas de animais, pássaros e mamíferos, figuras humanas além de uma série completa de veículos militares e figuras do mundo rural. Grande parte das obras demonstra um agudo senso de observação e algumas são portadoras de fino humor; outras são tanto representativas como utilitárias, a exemplo de uma série de luminárias, na qual traduz seu interesse pelo futebol e pela iconografia animal. A exposição reproduz ainda, na Sala dos Pomares, o espaço de trabalho do artista: uma diminuta casa de cerca de 10 m², onde o artista produzia seus trabalhos. No espaço, haverá a projeção de um vídeo.

Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho abrange tanto o espectro criativo das obras como o engenho na elaboração destas e dos materiais de trabalho, constituindo, assim, uma introdução ao universo do artista, não só atrativa ao público de sua cidade natal, Viamão, como a todos os públicos de qualquer geografia.

Abertura Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho

Para o dia da abertura, a FVCB disponibilizará transporte gratuito Porto Alegre – Viamão – Porto Alegre, com saídas às 11 e às 14 horas, em frente ao Theatro São Pedro (Praça da Matriz – Centro).

Inscreva-se e garanta o seu lugar: pelos fones (51) 3228-1445 | (51)8102-1059, ou pelo e-mail: info@fvcb.com.