facebook youtube

Vídeos

Entrevista com Vera Chaves Barcellos e Ana Albani de Carvalho sobre a exposição NERVO ÓPTICO: 40 ANOS

Para o lançamento da exposição Nervo Óptico: 40 anos, a equipe de reportagem do Segundo Caderno, do Jornal Zero Hora, formada por Luiza Piffero e Anderson Fetter, realizou na Sala dos Pomares entrevistas com a curadora Ana Albani de Carvalho e a artista Vera Chaves Barcellos.

Nervo Óptico: 40 anos

Está disponível no Canal do Youtube Ruallyud Cynemaroto, produzido pelo casal Marco Antônio e Carolina , um breve vídeo que documenta a abertura da exposição da Fundação Vera Chaves Barcellos Nervo Óptico: 40 anos, atualmente em exibição no Centro Cultural São Paulo. No material, a artista Vera Chaves Barcellos fala sobre o projeto Nervo Óptico.

A Ruallyud Cynemaroto tem mais de 200 filmes, catalogados em 22 playlists. O conteúdo é gerado a partir da câmera de iPod 5.

 

N.M. 2016, exposição de Patricio Farías no programa Estação Cultura

Matéria sobre a exposição N.M. 2016, do artista Patricio Farías, exibida no programa Estação Cultura, da TVE/RS.

A exposição ficou em cartaz no Espaço Cultural ESPM-SUL de 08 de agosto a 30 de setembro de 2016.

“Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho” no Estação Cultura

Matéria do Programa Estação Cultura, da TVE/RS, sobre a exposição Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho.

Patricia Salvadori entrevistou Marcela Tokiwa, uma das organizadoras ao lado da artista Vera Chaves Barcellos, e Margarita Kremer, coordenadora do Programa Educativo da FVCB.

“Humanas Interlocuções” no Estação Cultura

O programa Estação Cultura visitou a Sala dos Pomares e conversou com a curadora Thaís Franco, a coordenadora do Programa Educativo da FVCB Margarita Kremer e a artista Vera Chaves Barcellos.

De 09 de abril a 16 de julho de 2016, a Fundação Vera Chaves Barcellos exibiu a exposição Humanas Interlocuções – uma contundente amostra estética da presença da figura humana na arte contemporânea pelo prisma de 54 artistas; entre brasileiros, latino-americanos, europeus, norte-americanos e orientais.Fotografias, vídeos, impressões, litografias, colagens, objetos, serigrafias e xilogravuras integraram o variado conjunto de obras, muitas delas exibidas na FVCB pela primeira vez.

Entrevista Hudinilson Jr. Estação Cultura

Em 2008, a Fundação Vera Chaves Barcellos exibiu a mostra Hudinilson Jr. no Espaço 0,  situado na tradicional Galeria Chaves no centro histórico de Porto Alegre.

Hudinilson Jr. apresentou xerografias, pinturas, colagens, livros e objetos. A curadoria da mostra foi de Ana Albani de Carvalho e Neiva Bohns.

No vídeo, além da artista Vera Chaves Barcellos e das curadoras, o próprio artista fala sobre seu processo de trabalho.

Atividades Paralelas | Humanas Interlocuções | Três Percursos do Magma ao Desejo

Nodia 22 de junho de 2016, a Fundação Vera Chaves Barcellos realizou a palestra Três Percursos do Magma ao Desejo da Ío – duo de artistas formado por Laura Cattani e Munir Klamt, no Santander Cultural. A atividade integrou a programação paralela à exposição Humanas Interlocuções, em cartaz na Sala dos Pomares.

 

Corpo Humano: Apontamentos sobre a presença e a representação nas Artes Visuais

A Fundação Vera Chaves Barcellos promoveu no dia 08 de junho, a palestra Corpo Humano: apontamentos sobre a presença e a representação nas Artes Visuais da Profª Drª Paula Ramos. A atividade integra a programação paralela à exposição Humanas Interlocuções.

Curador de “Destino dos Objetos” no Programa Estação Cultura

Eduardo Veras, curador da exposição Destino dos Objetos | O artista como colecionador e as coleções da FVCB, participou do programa Estação Cultura da TVE/RS, no dia 21 de setembro de 2015.

No vídeo, Newton Silva entrevista Eduardo Veras que fala sobre a coleção (de obras de arte e como estratégia criativa) como critério norteador para a curadoria de Destino dos Objetos.

Ciclo de Palestras | o Artista como Colecionador

Em parceria com o Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS -, a Fundação Vera Chaves Barcellos realizou o Ciclo de Palestras O Artista como Colecionador, atividade paralela à exposição Destino dos Objetos, no dia 26 de outubro de 2015.

Participaram da mesa-redonda: Eduardo Veras, curador da mostra, ao lado dos artistas Marlies Ritter e Elcio Rossini, participantes de Destino dos Objetos.