Não existem dois elefantes iguais…

Não existem duas almas gêmeas…

Saiba mais sobre a 5ª exposição da Fundação Vera Chaves Barcellos, intitulada Não existem dois elefantes iguais, exibida de 17 de setembro de 2007 a 31 de janeiro de 2008.

Antoni Muntadas, Carlos Pasquetti, Carmela Gross, Luiz Carlos Felizardo, Mariana Manhães, Michael Chapman, Patricio Farías e Robert Wilson faziam parte da seleção de artistas que compunha a 5ª mostra realizada pela FVCB, no Espaço 0, em Porto Alegre.

Não existem dois elefantes iguais, exposição que usava de empréstimo o título da obra de Michael Chapman, reunia trabalhos diversos quanto aos procedimentos e propósitos. Cada obra é um mundo.[…] Por outro lado, os universos individuais também são plenos de diversidade – apresentava o texto curatorial de Ana Albani de Carvalho e Neiva Bohns.

Assim, Não existem dois elefantes iguais, celebrava a diversidade e a singularidade de obras e artistas, propondo uma experiência de potencialização do olhar através do contato com uma seleção de obras dos anos 70 até o momento da exposição, que existem no limiar entre o prazer da criação e a instabilidade do pensamento.  Nas palavras da artista Vera Chaves Barcellos, diretora-presidente da Fundação, a escolha curatorial pretendia demonstrar atitudes artísticas individuais e independentes, e embora não totalmente fechadas em suas posições, autônomas em suas fontes de criação e forma de comunicação. A ênfase da mostra é sobre a diferença e sobre a liberdade do artista ao criar sua própria forma de expressão.

Independentes, mas interligados por conexões e possibilidades de leituras de diversos níveis assim são os trabalhos que foram exibidos na mostra Não Existem Dois Elefantes Iguais. Veja as obras:

"Apolinère Enameled"/2005. Video (detalhe) Patricio Farías

 

Sem Título/1979. Xerografia (uma das xerografias da série), Carmela Gross.

 

"Parsifal" 17/ 1985. Litografia. Robert Wilson.

 

"Thumb Butte Loop"/1996. Fotografia. Luiz Carlos Felizardo.

 

"Brasil... Tudo bem, tudo bom!",1999. Serigrafia, Antonia Muntadas.

"Desenhos al óglio"/2002. Desenhos a óleo. Carlos Pasquetti.

"Não existem dois elefantes iguais",2005. Fotografia. Michael Chapman.

Conheça mais sobre a nossa história e seja também um participante dela. Acompanhe a campanha lançada em nossa fanpage no facebook. Ao compartilhar fotos tiradas na FVCB, inclua: #10anosFVCB.