A Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) e o grupo de pesquisa Sépia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) seguem as tratativas para o planejamento de uma cooperação institucional voltada para ações de salvaguarda de acervos documentais, como é o caso do Centro de Documentação e Pesquisa da FVCB.

Reunião realizada durante visita ao Laboratório de Cultura e Conservação da UFRGS. Na foto (da esq. para dir.), Maria Stephanou, Yuri Flores Machado, Vitor Lanes, Aline Zimmer e Vanessa Aquino.

Além da primeira reunião realizada em janeiro, ocorreram mais dois encontros no mês de abril, com a participação das professoras Dras. Maria Stephanou (PPGEdu/UFRGS) e Vanessa Aquino (PPGMUSPA/UFRGS), atuantes na coordenação do Sépia. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Salvaguarda e Preservação de Patrimônios Documentais: Cooperação Sépia e Instituições Culturais”.

Nas palavras de Vanessa Aquino: “O Sépia UFRGS é um grupo de pesquisa e extensão que está comprometido com a salvaguarda e a preservação de acervos desde 2018, logo, essa parceria com o CDP da FVCB configura-se como uma oportunidade única de aprendizados e interações dialógicas com a sociedade por meio de um acervo documental singular para a história da arte brasileira.”

Registro da reunião online ocorrida em 16/04, com a participação de Vanessa Aquino, Maria Stephanou, Yuri Flores Machado, Aline Zimmer, Vitor Lanes e Katiana Ribeiro

No dia 02/04, integrantes da equipe FVCB, Yuri Flores Machado, Aline Zimmer e Vitor Lanes, visitaram o Laboratório de Cultura Material e Conservação (CMC) da UFRGS, onde são realizadas aulas práticas e atividades de pesquisa e extensão. Já na última terça-feira, 16/04, houve uma reunião online para avançar nos alinhamentos sobre a importância da assessoria técnica oferecida pelo Sépia, bem como as especificidades dos arquivos pertencentes ao CDP-FVCB.