Foto: Fábio Alt / FVCB

Foto: Fábio Alt / FVCB

No último sábado (20/10), o grupo 3×4 apresentou o resultado de quatro meses de trabalho intenso:  “3×4 vis(i)ta Vera Chaves Barcellos e Patricio Farias”, uma exposição que propôs uma nova experiência do espaço no interior da Reserva Técnica da Fundação Vera Chaves Barcellos. Mais de cem visitantes foram à Viamão conferir a exposição-vernissage que durou apenas uma tarde. Ao entrar no ambiente, cada um era surpreendido por enormes faixas coloridas   que desenhavam sobre o chão e as paredes as plantas dos ateliês de Vera Chaves e Patricio Farias.

A instalação do grupo 3x4 no primeiro andar da Reserva Técnica. Foto: Fábio Alt / FVCB

A medida que os olhos se acostumavam a luz do interior sala, os visitantes percebiam a projeção das janelas de cada ateliê na parede e imagens da textura dos respectivos pisos no chão. Tudo conspirava para a ideia de fusão dos espaços de trabalho de Vera e Patricio, que são casados e trabalham em dois ateliês localizados no terreno da FVCB. Desde 2006, o grupo 3×4, formado por Carlos Krauz, Helena d’Ávila, Laura Fróes e Nelson Wilbert, vem explorando os espaços de trabalho de vários artistas gaúchos com o Projeto Vis(i)ta. “A proposta do projeto Vis(i)ta é conversar com o artista e conhecer o espaço de trabalho dele, pensar esse espaço e processo de trabalho como uma obra de arte”, explica Carlos Krauz.

A exposição “3×4 vis(i)ta Vera Chaves Barcellos e Patricio Farias” foi a única vez que o grupo trabalhou com dois artistas ao mesmo tempo. Eles contaram com a ajuda da arquiteta Ada Broilo e de Denise Liege, encarregada da produção de vídeo. Com a assessoria de Ada, o grupo reconstituiu as plantas dos ateliês de Vera e Patricio. “Quando a gente estava tirando as medidas, levamos uma bússola e notamos que os dois ateliês e a Reserva Técnica estavam orientados a -31°S e 52°O”, conta Ada. A partir desse eixo, os artistas sobrepuseram as plantas e puderam traçar o desenho dos ateliês sobre o chão e as paredes da Reserva Técnica. Uma série de painéis e uma maquete eletrônica mostravam detalhes desse processo.

Denise Liege, também contratada especialmente para esta edição do projeto, auxiliou o grupo na gravação de uma entrevista com Vera Chaves e de um vídeo que costurava imagens dos dois ateliês realizadas pelos integrantes do 3×4. Nelson Wilbert conta um pouco sobre isso: “Os quatro artistas do grupo filmaram com várias mídias: celular, máquina fotográfica, câmera, e a Denise nos filmou. A ideia foi costurar essas imagens depois. Os ateliês são os bastidores e a gente queria mostrar isso, artistas trabalhando.”

Alguns trabalhos de Patricio e Vera também foram incorporados à mostra: uma série de desenhos de Patricio e uma obra de Vera na qual Patricio foi inserido em uma fotografia em preto e branco de Duchamp. Devido à manipulação, os dois parecem conversar.

A exposição “3×4 vis(i)ta Vera Chaves Barcellos e Patricio Farías” inaugurou o espaço da Reserva Ténica, que deve receber o acervo da FVCB. O evento também marca o encerramento do projeto Vis(i)ta que deve se desdobrar em uma exposição coletiva com todos os artistas participantes desde 2006 e um livro que compilará a memória dos encontros, conversas e trabalhos realizados.

Ainda no sábado, na Sala dos Pomares, muitos convidados aproveitaram para ver a mostra “Julio Plaza, Construções Poéticas” e celebrar o lançamento do catálogo da exposição anterior, “Des | Estruturas”.

Saiba mais sobre o grupo 3X4: 3x4visita.blogspot.com.br

E confira as fotos que Fábio Alt realizou no dia da exposição “3×4 vis(i)ta Vera Chaves Barcellos e Patricio Farias”: