Neste sábado, dia 13 de junho, o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul apresenta a exposição 3X4 VIS(I)TA, na  Galeria Xico Stockinger, onde o projeto teve início, e na Galeria Sotero Cosme. Obras de Vera Chaves Barcellos e Patricio Farías integram a mostra, que tem curadoria de Paula Ramos.

Tudo começou em 2005, quando os artistas visuais e amigos Carlos Krauz (Porto Alegre, RS, 1958), Helena d´Ávila (Porto Alegre, RS, 1961), Laura Fróes (Porto Alegre, RS, 1970) e Nelson Wilbert (São José do Ouro, RS, 1969) realizaram a exposição 3X4 construindo a identidade.

A mostra ocorreu na Galeria Xico Stockinger da Casa de Cultura Mario Quintana e apresentava três trabalhos de cada artista, relacionados a épocas importantes de suas formações: a infância, o período no Instituto de Artes da UFRGS, onde todos se conheceram, e a época atual, no caso, 2005.

A experiência positiva motivou-os a abraçar um projeto coletivo, batizado de 3X4 VIS(I)TA, que consistia, como o próprio nome sugere, em realizar visitas a ateliês de artistas cujos trabalhos todos admiravam. Mas, não apenas isso: Krauz, Helena, Laura e Wilbert também se propunham a abrir esses ateliês à visitação do público, durante um único dia, um único turno, sempre num sábado à tarde. Nesse dia, apresentavam obras e intervenções suas, em diálogo com as obras do artista visitado.
Entre 2006 e 2012, foram oito edições, com nove artistas visitados: Roseli Jahn (dezembro de 2006), Gonzaga (dezembro de 2007), André Venzon (maio de 2008), Maria Lúcia Cattani (agosto de 2009), Mário Röhnelt (maio de 2010), Frantz (novemnbro de 2011) e Vera Chaves Barcellos e Patrício Farías (outubro de 2012), na Fundação Vera Chaves Barcellos.

O ineditismo do projeto marcou o circuito da arte contemporânea em Porto Alegre, e o 3X4 VIS(I)TA transformou-se em evento ansiosamente aguardado.

No próximo dia 13 de junho, assinalando o fechamento do projeto, a mesma Galeria Xico Stockinger, onde tudo começou, receberá a exposição 3X4 VIS(I)TA, que se estenderá à galeria Sotero Cosme, dentro do calendário de exposições do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, MAC-RS. Na primeira, estarão obras dos artistas do 3X4, remetendo aos artistas visitados; e, na segunda, obras dos artistas visitados e pertencentes, na sua grande maioria, ao Acervo do museu.

A exposição, com curadoria de Paula Ramos, também anuncia o lançamento, no início do segundo semestre deste ano, do livro documental sobre o projeto, contemplado pelo Edital Fumproarte.