No último sábado, 22 de outubro, a historiadora da arte Paula Ramos participou do Curso de Formação Continuada em Artes da FVCB.

 

O 4° encontro do Curso de Formação Continuada em Artes contou com a presença da professora- pesquisadora Drª Paula Ramos – vinculada ao Instituto de Artes da UFGRS – que tem participado da programação educativa da FVCB desde 2012.

No encontro, Paula apresentou um abrangente panorama da arte popular produzida no Brasil. Os limites entre arte popular e artesanato bem como os trânsitos entre cultura erudita e popular foram alguns dos aspectos que pautaram o encontro. Paula destacou o papel da FVCB na legitimação do trabalho de Silvio Nunes Pinto, artista inédito, desconhecido do grande público e mesmo do sistema das artes. Os educadores presentes participaram ativamente do encontro, trazendo questões importantes como a abordagem em sala de aula da cultura indígena e afro-brasileira.  Ao final do encontro, o Material Educativo | Silvio Nunes Pinto foi distribuído gratuitamente aos participantes do Curso.

Constituído por um jogo da memória, formado por 40 peças ilustradas com imagens dos trabalhos de Silvio, o material é formado também por um glossário e um livreto com propostas de atividades. Com o, o material, o Programa Educativo da FVCB visa contribuir para tornar a abordagem pedagógica da arte mais lúdica e criativa. O material estará à venda na sede da Fundação em Viamão por R$ 20,00. Os valores arrecadados serão revertidos para fomento das ações do Programa Educativo da FVCB.

O próximo encontro será ministrado por Wilson Cavalcanti, artista convidado da 12ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes, programação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão.