Neste sábado, 1 º de abril, será a Aula Inaugural do Curso de Formação Continuada em Artes da FVCB, programação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão.  Saiba mais sobre o encontro, aqui.

A aula inaugural da 13ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes acontece neste sábado, 1º de abril, antecedendo a abertura da mostra para o grande público. O evento reafirma o compromisso da Fundação Vera Chaves Barcellos com desenvolvimento humano, através de ações do seu Programa Educativo. Oportunizar experiências com a arte contemporânea ao público de educadores e estudantes, de modo a ampliar e qualificar o debate em torno do fenômeno artístico – entendido como instância geradora de conhecimento – além da promoção de encontros com teóricos e artistas, estão entre as metas do Programa.

Em sua 13ª edição consecutiva, o Curso de Formação Continuada em Artes terá uma intensa programação voltada a educadores, arte-educadores e interessados em conhecer mais sobre o mundo das artes visuais.O primeiro encontro será com a Profª  Drª Ana Albani de Carvalho, curadora da mostra Nervo Óptico: 40 anos. Vinculada ao Instituto de Artes da UFRGS, Ana é pesquisadora com ênfase no trabalho desenvolvido por artistas vinculados ao Nervo Óptico e ao Espaço N.O.

01/04 (sábado) – Aula Inaugural do Curso de Formação Continuada em Artes
Conversa com a curadora  Profª Drª Ana Albani de Carvalho
Horário: 10h.
Local: Sala dos Pomares.
Avenida Senador Salgado Filho, 8450, Viamão/RS.

 

 

 

Sobre Ana Albani de Carvalho

Doutora em Artes Visuais – História Teoria e Crítica de Arte (Pós-Graduação em Artes Visuais – Instituto de Artes, UFRGS) com estágio junto a École des Hautes Études en Scientces Sociales (Paris, França). Possui mestrado (1994) e graduação (1985) na mesma área. Desenvolve pesquisas sobre Arte Contemporânea no Brasil, com ênfase na produção realizada durante os anos 1960 e 1970. Vice-presidente da ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas no período 2015 e 2016. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – IA/UFRGS (gestão 2013 a 2015). Professora, pesquisadora e orientadora no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS (Mestrado e doutorado) e do Depto. de Artes Visuais (IA- UFRGS), desde 1996. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (FABICO – UFRGS), como Membro da Comissão Coordenadora na gestão 2017. Coordenou a Galeria da PINACOTECA do Instituto de Artes, Ufrgs, entre 2007 e 2010 e o Projeto UNIARTE (Unicultura – Pro-RExt – UFRGS) responsável por curadorias e exposições de arte. Integra a Coordenação do Laboratório de História da Arte, vinculado ao Depto. de Artes Visuais, IA, UFRGS e a Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – gestão 2011 a 2013. Integrou a Direção cultural da FVCB (voltada à produção em arte contemporânea, com sede no RGS), entre 2005 e 2011 e atualmente coordena projeto de pesquisa no Centro de Documentação e Pesquisa na Fundação Vera Chaves Barcellos, desenvolvendo projetos de curadoria e expografia.