Ocorreu neste domingo, 01 de julho de 2018, a primeira sessão do lançamento do documentário “Nervo Óptico, um olhar global na solidão local” no Cine Iberê da Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000, Porto Alegre, RS). O documentário foi produzido e financiado pela Fundação Vera Chaves Barcellos.

Após a exibição do documentário, ocorreu a fala da pesquisadora Ana Maria Albani de Carvalho sobre a atuação do grupo Nervo Óptico e sobre a produção deste documentário. Além da pesquisadora, os diretores Hopi Chapman e Karine Emerich e o artista Clovis Dariano também teceram comentários sobre a execução do documentário.

PRÓXIMA SESSÃO

Na quinta-feira, 05 de julho, às 19 horas, ocorrerá a segunda sessão de lançamento e será no Goethe-Institut Porto Alegre (Av. Vinte e Quatro de Outubro, 112, Porto Alegre, RS). Após a exibição do documentário, haverá uma conversa aberta com a pesquisadora Ana Albani.

MAIS SOBRE O DOCUMENTÁRIO

O documentário trata da atuação do Grupo Nervo Óptico, criado em 1976, em Porto Alegre, que teve como principais objetivos discutir a produção da arte contemporânea, questionar as imposições do mercado e promover a renovação das linguagens. Os componentes do grupo exploraram o caráter experimental da arte, produzindo debates, exposições, intervenções e ações no espaço urbano, com intenso emprego da fotografia.

Com roteiro de Karine Emerich e direção de Hopi Chapman e Karine Emerich, o documentário traz um resgate dessa produção, 40 anos depois, incluindo, além de entrevistas com os artistas integrantes do grupo (Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clovis Dariano, Mara Alvares, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos), depoimentos de outros artistas e críticos importantes da área.

Confira o Trailer no nosso Canal do Youtube: https://youtu.be/uzoOaBOf-6Q