O Curso O museu como espaço de aprendizagem, voltado para professores/as da Educação Básica, é realizado pela Feevale, com apoio da Fundação Vera Chaves Barcellos.
Trata-se de uma ação do projeto O museu como espaço de aprendizagem: experiências de aprendizagem inventivas, interativas e híbridas no contexto da cultura digital, que tem como proposta fomentar práticas pedagógicas inventivas com tecnologias digitais envolvendo os museus.
O curso é gratuito e online, com carga horária de 20h:
- Encontro 1 | 2h – O museu na escola
- Encontro 2 | 2h – Aprendizagem inventiva, PLE e tecnologias digitais
- Encontro 3 | 2h – Orientação para desenvolvimento de prática educativa
- Atividades a distância | 12h – Desenvolvimento e registro da prática educativa com os/as alunos/as
- Encontro final | 2h – Socialização das práticas
As aulas ocorrem ao longo do mês de outubro e início de novembro de 2022. Ao todo, serão quatro turmas.
As atividades serão conduzidas pela coordenadora do projeto, Patrícia Bassani, Dra. Informática na Educação; e por Franciele Amaral e Daiana Steyer, doutorandas do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Feevale.
TURMAS
Turma 1: segunda-feira a noite (das 19h30 às 21h30)
- Encontro 1: 03/out
- Encontro 2: 10/out
- Encontro de orientação: 17/out
- Socialização das práticas: 07/nov
Turma 2: terça-feira manhã (das 9h às 11h)
- Encontro 1: 04/out
- Encontro 2: 11/out
- Encontro de orientação: 18/out
- Socialização das práticas: 08/nov
Turma 3: quarta-feira a noite (das 19h às 21h30)
- Encontro 1: 05/out
- Encontro 2: 19/out
- Encontro de orientação: 26/out
- Socialização das práticas: 23/nov
Turma 4: sexta-feira a tarde (das 14h às 16h)
- Encontro 1: 07/out
- Encontro 2: 14/out
- Encontro de orientação: 21/out
- Socialização das práticas: 11/nov
INSCREVA-SE: Acesse o formulário
O projeto, contemplado no Edital Fapergs Sebrae/RS 03/2021, articula-se ao Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias, na Universidade Feevale, com apoio institucional da Fundação Vera Chaves Barcellos.