Três pinturas da artista Maria Lídia Magliani (Pelotas, RS 1946 – Rio de Janeiro, RJ, 2012) – pertencentes à Coleção Artistas Contemporâneos FVCB – estão em exibição na mostra MAGLIANI, realizada pela Fundação Iberê.

 Exposição MAGLIANI na Fundação Iberê. Foto de © Nilton Santolin.

Com curadoria de Denise Mattar (SP) e Gustavo Possamai (RS), a exposição resgata 50 anos de produção da artista, reunindo cerca de 200 obras provenientes de mais de 70 coleções. São trabalhos desde a época de estudante – início dos anos 1960 – até 2012, ano de seu falecimento.

Nas palavras de Gustavo Possamai, responsável pelo Acervo da Fundação Iberê: Magliani foi uma artista rara e merece todo reconhecimento. Por isso, garimpamos e reunimos o máximo de obras possível, sem medir esforços. Promovemos a restauração de muitas delas, reunimos escritos e depoimentos seus e de quem escreveu sobre seu trabalho, revisamos e ampliamos sua cronologia. É nossa forma de contribuição para a redescoberta de seu trabalho.”

A mostra MAGLIANI foi inaugurada em 19 de março e segue em cartaz até 31 de julho. Nas quintas-feiras, a entrada é gratuita.

O Catálogo digital (dois volumes) da exposição MAGLIANI está disponível no site da Fundação Iberê.

A seguir, as obras de Maria Lídia Magliani da Coleção Artistas Contemporâneos FVCB:


My baby just cares for me, 2011
Tinta acrílica sobre Eucatex
43×29,5 cm

 

Sem título, 2011
Tinta acrílica sobre Eucatex
41×29,5 cm

 

Sem título, 2011
Tinta acrílica sobre Eucatex
40,5×33,5 cm