Entre os trabalhos tridimensionais apresentados na mostra 80’s está uma das esculturas em resina de Luiz Gonzaga Mello Gomes (Júlio de Castilhos, 1940), mais conhecido como Gonzaga. Lua, mulher, perfume (1986) pertence ao acervo do próprio artista e foi gentilmente cedida como empréstimo para compor a exposição atual da FVCB.

Presença constante nos trabalhos de Gonzaga, a figura humana também aparece nesta obra, sendo agregada por outros elementos que remetem à natureza, abstraindo o desenho naturalístico da figura. Um bico de ave, a textura de um tronco de árvore, algumas referências geométricas, entre outros aspectos podem ser interpretados pelo público em uma análise mais formal. Apesar da predominância da cor escura, denota-se os tons quentes e terrosos.

Gonzaga utiliza prioritariamente a resina poliéster como matéria básica na execução de suas esculturas. “O artista é um dos primeiros, aqui no Sul, a utilizar a resina no meio artístico, é não havendo, à época, informações disponíveis sobre seu uso para essa finalidade, foram necessárias muitas tentativas até conseguir aprimorar uma técnica própria para realizar suas peças. (…) Suas esculturas têm um claro predomínio de frontalidade, que ele mesmo associa à sua admiração, desde jovem, pela arte egípcia, a mesma que inicialmente lhe ofereceu os caminhos para a simplificação da forma”, conforme menciona Blanca Brites (trecho do texto curatorial da exposição em homenagem a Gonzaga no projeto Percurso do Artista, 2014).

Formado em Escultura pelo “Instituto de Bellas Artes” da UFRGS (atual Instituto de Artes), em 1966, Gonzaga realizou vários estágios de aperfeiçoamento em Madri (Espanha). Paralelamente à vida de artista, atuou como professor universitário, entre 1969 e 1985, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e, de 1985 a 1996, no Instituto de Artes da UFRGS, contribuindo para a formação de diversos artistas. Possui obras em museus reconhecidos, com participação na 21ª Bienal de São Paulo (1991) e a premiação no concurso para o Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos, no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre.