Na tarde de ontem, 06/12, o Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Vera Chaves Barcellos sediou o sexto e último encontro de 2022 da Rede Educativa de Museus e Instituições Culturais de Porto Alegre (Remic-POA).

O projeto – coordenado pela artista visual, pesquisadora e educadora Julia Burger – tem como objetivo potencializar as ações educativas desenvolvidas pelas instituições culturais da cidade, promovendo debates, troca de experiências e formação de educadores/as museais. Mais de 30 instituições já aderiram à iniciativa.

“A Remic surgiu em julho de 2022, dentro do contexto de reinserção de Porto Alegre na Aliança Internacional Cidades Educadoras. Trata-se de uma rede de colaboração entre as diversas instituições culturais da cidade, sejam elas públicas ou do setor privado”, explica Julia Burger.

Na ocasião do encontro, Yuri Flores Machado, responsável pelo CDP-FVCB, apresentou o setor que está localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, abordando a atuação na preservação de acervos e fundos documentais em arte contemporânea.

Na sequência, o grupo tratou de tópicos da pauta da reunião: apresentação da Remic para novas instituições; a avaliação da atuação da Rede no ano de 2022; a organização da programação do evento Férias no Museu 2023; e a revisão das propostas de programas permanentes da Remic para o próximo ano.

Para 2023, Julia Burger antecipou que estão sendo elaborados programas que integram arte, ciência, memória e patrimônio. “A ideia é que sejam oferecidos a públicos diversos e não somente às escolas. Assim, a Remic-POA foi criada para atuar na formação cultural de todos os cidadãos de Porto Alegre”, ressalta.

Estiveram presentes representantes de diversas instituições culturais, como Arquivo Público do RS, Centro Cultural da UFRGS, Centro Histórico Cultural da Santa Casa, Cinemateca Capitólio, Fundação Iberê, FVCB, Espaço Força e Luz, Memorial da Câmara de Camaquã, Memorial Legislativo, Museu da UFRGS, Museu de Ciências Naturais, Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, Museu de História da Medianeira, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo.