Na última semana, a artista Mariana Wartchow esteve na Fundação Vera Chaves Barcellos para instalar a obra Mala Gigante V (2021). O trabalho em cerâmica e cabo de aço ficará temporariamente em exibição ao ar livre, na área externa da Sala dos Pomares.

Trata-se de uma obra realizada coletivamente a partir da iniciativa intitulada Projeto Artístico Malas Gigantes (2020–2021). Por meio do canal do YouTube MWCerâmica, eram dadas orientações sobre como fazer esferas ocas de cerâmica e reflexões a partir de referências budistas. A proposta teve a adesão de vários participantes, resultando em cinco obras coletivas e no Trabalho de Conclusão de Curso em Artes Visuais na UFRGS de Mariana Wartchow. Arte e espiritualidade: budismo e cerâmica em uma produção poética coletiva está disponível no Lume, site da UFRGS que reúne pesquisas acadêmicas.

A elaboração de Mala Gigante V contou com a participação de Álvaro Luiz Heidrich, Bernadete Beschorner Heidrich, Maria Bernadete Miotti, Méris Maria Slomp, Raquel Dvoranovski, Susie Tiellet Prunes, Tanya Cappra. De acordo com Mariana Wartchow, as esferas de cerâmica foram colocadas em um cabo de aço, que funciona como um fio na construção de um grande colar com 108 contas, formando um Mala de grandes proporções.


“O Mala é o colar utilizado no budismo para a contagem das preces. Como parto do referencial budista para a proposta que se desenvolveu ao longo da pandemia, trazendo um convite para uma prática que aproxima a arte e a meditação, a obra resultante se associa a esta tradição”, explica a artista.