Na noite de terça-feira, 03/09, o documentário Cava foi apresentado na Mostra Competitiva Nacional do 7º Festival Santa Cruz de Cinema, no auditório da Unisc, com grande presença do público.

O artista Wilson Cavancanti acompanhou a exibição ao lado de Karine Emerich e Hopi Champman, diretores do filme.

Hopi Chapman, Karine Emerich e Wilson Cavalcanti. Foto de divulgação.

 

O Festival Santa Cruz de Cinema, realizado desde 2018 em Santa Cruz do Sul, é um evento anual que destaca e premia a produção regional e nacional de cinema de curta-metragem, buscando se tornar um espaço de difusão, lançamento e promoção de trabalhos desenvolvidos em todo o país. A 7ª edição segue até sexta-feira, 06/09, com a cerimônia de encerramento e premiação.

Auditório lotado na primeira noite de exibição. Foto de divulgação.

 

Cava (2023) reúne registros biográficos de seis décadas de atuação do artista Wilson Cavalcanti, mais conhecido como Cava, abordando sua ampla produção em gravura, pintura e desenho. O filme traz depoimentos do próprio artista e de outros artistas e especialistas na área, como Anico Herskovits, Felipe Caldas, Gustavo Nakle, Julio Zanotta, Michelle Cavalcanti, Paulinho Chimendes e Vera Chaves Barcellos, idealizadora do filme.

O curta integra o projeto A obra e a contribuição de Wilson Cavalcanti para a arte do Rio Grande do Sul, que visa celebrar e homenagear o percurso do artista, reconhecendo a importância de seu legado no campo das artes visuais. A gestão do projeto e a produção executiva são de Katiana Ribeiro, com apoio institucional da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). A obra cinematográfica foi realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura – Pró-cultura RS FAC, Lei nº 13.490/10.