Acervo Artístico
O Acervo Artístico da Fundação Vera Chaves Barcellos apresenta em suas coleções um panorama da produção visual contemporânea, contando com obras que, a partir da década de 1960, exemplificam o cenário artístico de um período de diluição das categorias, e quando a arte, como processo e conceito, rompeu os limites em relação a técnicas e suportes. A coleção instaurou-se em 2004, a partir da necessidade da salvaguarda das obras da artista Vera Chaves Barcellos e de sua coleção pessoal com produções de outros artistas.
São atribuições do Acervo Artístico a gestão museológica, a catalogação, a conservação e a pesquisa, visando à difusão das duas coleções pertencentes à instituição: a Coleção Vera Chaves Barcellos e a Coleção Artistas Contemporâneos. As produções abrangem diferentes linguagens, como arte impressa, arte postal, arte sonora, arte têxtil, arte tridimensional, desenho, fotografia, instalação, livro de artista, pintura, videoarte, entre outras.
Em dezembro de 2024, o Acervo Artístico passa a ser disponibilizado para consulta pública online, algo até então inédito na história da FVCB. A iniciativa integra o projeto de digitalização e difusão das coleções da instituição, com a implementação do Tainacan, software de origem nacional adotado pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram para executar a política nacional de acervos e pôr em prática o Inventário Nacional de Bens Musealizados, que tem o objetivo de mapear os acervos e coleções existentes no país.
Atualmente, a FVCB possui mais de 4 mil obras de mais de 700 artistas nacionais e internacionais, consolidando-se como um maiores acervos de arte contemporânea do Sul do Brasil.