No dia 20 de março, cerca de quarenta pessoas, entre professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas do município de Viamão tiveram um primeiro contato exclusivo com Fotografia Transversa, mostra que inaugura no dia 5 de abril e conta com obras de 39 artistas nacionais e internacionais.

 O evento consolida as intenções da Fundação Vera Chaves Barcellos de aproximar professores e alunos deste espaço de exposição de arte contemporânea, contribuindo para propiciar vivências plásticas e reflexões.

O encontro teve como objetivo solidificar os laços entre a Fundação e as instituições de ensino, ampliando o alcance das ações pedagógicas e reafirmando a relevância do Programa Educativo desenvolvido pela FVCB, que já se encontra em sua 7ª edição.

 

 

A professora Cristina Silveira de Faria, licenciada em Química, destaca a capacidade que a arte contemporânea possui de possibilitar trânsitos: “Ela rompe com especificidades. É a ferramenta ideal para quebrar as “caixinhas” disciplinares. Espaços como esse são, sem dúvida, super importantes para os professores, pois são espaços de formação continuada. São espaços que acolhem a subjetividade.  E é papel da educação e da arte, acolher essa subjetividade”.

Para a professora Carmem Lúcia Bernardes Azambuja, os efeitos da iniciativa podem ter grande repercussão: “Se cada escola oportunizasse 2 ou mais professores  participarem destes  encontros, haveria com certeza uma mudança comportamental num amplo sentido”.

Gabriela Rodrigues, mediadora da FVCB e professora de Artes do município, avalia positivamente o encontro: “Este evento nos deixa confiantes no trabalho que iremos desenvolver, que seguirá durante o semestre. Interessante que muitos ainda não conheciam a instituição e que muitas vezes são professores atuantes em mais de uma rede de ensino, tornando o encontro um agente de efeito multiplicador”. Gabriela sublinha ainda a importância da presença dos diretores das escolas no encontro: “Acreditamos que, sem o apoio diretivo das escolas, os professores não conseguem colocar atividades extras curriculares e multidisciplinares, dentro de um calendário escolar e por isso a importância de um encontro como este”.