A Sala dos Pomares recebeu, na tarde de ontem (dia 11 de junho), cerca de 40 profissionais atuantes em bibliotecas escolares do município de Gravataí.

Em pleno ano comemorativo dos seus 10 anos,  o dia de ontem representa um relevante marco na recente história da Fundação Vera Chaves Barcellos: a Sala dos Pomares foi palco de encontro entre o Programa Educativo da FVCB e profissionais do município de Gravataí, atuantes em bibliotecas escolares. Margarita Kremer, artista visual, arte-educadora e coordenadora do Programa Educativo da FVCB,  apresentou o conjunto de ações que dão forma ao  Programa e realizou uma visita mediada pela exposição Fotografia Transversa, enfatizando as possibilidades de abordagens transdisciplinares.

O evento sedimenta as intenções de ampliar as interações entre a Fundação e o município de Gravataí, visando o alargamento do alcance de um Programa Educativo que se encontra em franca expansão. Simbolicamente, o encontro delineia essa aliança com o município vizinho, o que representa um  substancial aumento no número de contemplados pelas ações educativas.  Contudo, as motivações da FVCB não são restritas a índices quantitativos. Sua mirada centraliza-se, sobretudo, na qualificação das relações e das propostas e práticas educativas.

Em termos concretos e imediatos, a Fundação Vera Chaves Barcellos, cada vez mais imbuída em seu compromisso  de difundir conhecimentos, experiências plásticas e reflexões  suscitadas a partir do contato com a arte, tem mobilizado esforços para a formação de novos públicos. Como resultado dos investimentos constantes, a FVCB tem oportunizado aprendizagens para além dos muros escolares, em viva dinâmica que não dispensa o lúdico, o poético, a livre associação na formação e transformação do olhar.

Em sua fala, Margarita Kremer destacou a abertura e permeabilidade a diversas leituras como traço característico do projeto curatorial de Fotografia Transversa, assinado pelo espanhol Adolfo Montejo Navas. A transversalidade da imagem fotográfica, trazida pelo título da mostra, não se restringe ao recorte curatorial, atingindo o plano das ações pedagógicas possíveis, que transbordam das divisões disciplinares tradicionais. Fotografia Transversa abre-se para abordagens plurais, multifacetadas, propiciando diálogos interdisciplinares.

Patrícia Nonnenmacher, coordenadora de Programas e Projetos Educacionais, do Município de Gravataí, demonstrou engajamento e entusiasmo ao firmar essa relação com o Programa Educativo da FVCB. Segundo ela, um dos encantamentos com o Programa, é justamente com o material pedagógico, cuja a transversalidade pedagógica, ao mesmo tempo em que propõe relações e ações, acolhe novas conexões. Nas fichas pedagógicas, a obra de arte surge contextualizada, mas não rigidamente fixada, embasando e sugerindo intervenções e atividades tanto artísticas quanto educativas.

Na ocasião, Ester Polli, professora, escritora e coordenadora do Setor de Biblioteca Escolar, também esteve presente, sinalizando o potencial cultural das interações entre espaços expositivos e bibliotecas. Assim como o espaço museológico, as bibliotecas são locais de fomento cultural, onde relações inéditas e inesperadas são bem-vindas, e podem disparar diversos processos cognitivos.

Próximo do fim da visita, o evento contou ainda com a presença especial de Vera Chaves Barcellos, artista e presidente da Fundação que leva o seu nome, que demonstrou enorme satisfação  com a presença desse, em parte novo, público. Embora tenhamos colhido muitos frutos nestes 10 anos, sempre é tempo de semeadura na Sala de Pomares. Esperamos que os  novos frutos sejam saborosos e a rede de saberes se estenda continuamente.