De 26 de Maio a 28  de Agosto de 2007, a Fundação Vera Chaves Barcellos apresentava a sua quarta exposição: Frantz-Livros e Pinturas, no Espaço O, com a curadoria de Ana Albani de Carvalho e Neiva Bohns. 

Frantz-Livros e Pinturas exibia pinturas em grande formato e retalhos de pinturas em tela que se transformavam depois em  livros encadernados pelo artista.

No texto curatorial, Ana Albani e Neiva Bohns destacam que os procedimentos pictóricos adotados pelo artista resultavam em superfícies que eram verdadeiros receptáculos de memória: são a face negativa do trabalho (dito) produtivo. Carregam os rastros, os vestígios, os respingos de situações efetivamente ocorridas. Constituem-se, no entanto, em realidades visíveis, em matérias sobre superfícies.

Questionando conceitos e procedimentos convencionais na arte, suas telas e as páginas de seus livros resultam de uma eleição guiada pela visualidade. Depois de recolher as telas deixadas por um determinado tempo no piso e mesas de seu atelier – ou de outros artistas, por ele convidados –, impregnadas pelas marcas dos passos e pelos restos de diversos trabalhos, Frantz dedica-se a encontrar um tipo de ordem (estética) no que, à primeira vista, podemos perceber como caos e confusão. Neste procedimento, afirma-se a importância do critério visual e da intencionalidade artística, que, aqui especificamente, reside muito mais no encontrar do que no fazer, dependendo de como este último seja definido.

Em comum, as pinturas selecionadas suscitam o debate em torno da noção de autoria individual da obra: colocando em xeque tanto a prevalência da racionalidade quanto da subjetividade no processo criativo, funcionando como dispositivos de captação do tempo. 

A exposição contou com um Encontro com o artista Michael Chapman, no Santander Cultural, com a mediação das curadoras.

Veja algumas imagens da exposição:

 

Frantz ao lado de Vera Chaves Barcellos:

Conheça mais sobre a nossa história e seja também um participante dela. Acompanhe a campanha lançada em nossa fanpage no facebook. Ao compartilhar fotos tiradas na FVCB, inclua: #10anosFVCB.