No último sábado (dia 19 de Julho), ocorreram muitas atividades na Fundação Vera Chaves Barcellos. Além do encerramento da exposição Fotografia Transversa, e do lançamento do Catálogo, com a presença de Adolfo Montejo Navas, tivemos o último encontro do Curso de Formação Continuada em Artes, com o Fórum de Relatos das experiências dos educadores envolvidos.

Durante o primeiro semestre de 2014, do dia 5 de Abril ao dia 20 de Julho deste ano, a Sala dos Pomares, espaço expositivo da Fundação Vera Chaves Barcellos, em Viamão, abrigou a exposição Fotografia Transversa, com curadoria de Adolfo Montejo Navas, também crítico de arte e poeta.

A primeira exposição exclusivamente fotográfica a ocupar a Sala dos Pomares foi um sucesso de crítica e de público, contabilizado um significativo aumento de visitações. Não poderia ser diferente, já que a Fundação Vera Chaves Barcellos segue sua vocação de preservar e difundir a arte contemporânea, além de estimular a produção de conhecimentos através da execução de projetos editoriais, que representam viva contribuição para as reflexões do campo das artes.
Diferentemente de outras instituições museológicas do sul do País, a FVCB promove o encontro do espectador com a produção artística contemporânea em meio a um espaço arborizado, revitalizando conexões entre a arte e a natureza. O entorno natural, um respiro diante das imposições urbanas, é um convite à contemplação e a uma vivência plástica mais livre e significativa. Os estudantes tem a oportunidade de vivenciar processos de aprendizagens singulares em um lugar que disponibiliza estímulos sensoriais diversos daqueles oferecidos nos ambientes escolarizados. Consciente da potência da arte, a FVCB desenvolve, a partir do seu Programa Educativo, várias ações que envolvem educadores e estudantes em um processo de sensibilização do olhar e alargamento do pensamento, através do contato sensorial com a arte. Visitas mediadas, encontros com curadores e artistas, palestras – são algumas das atividades que constituem o Curso de Formação Continuada em Artes, realizado em parceria com a secretaria municipal de educação de Viamão, que em sua 7ª edição, encerrada no último sábado (dia 19 de Julho), contou com cerca de 70 inscritos. Deste total, 50 eram professores da rede pública municipal. Na ocasião do encerramento, os professores apresentaram trabalhos desenvolvidos a partir das visitas à Sala dos Pomares e dos encontros do Curso. A Fundação Vera Chaves Barcellos em parceria com a secretaria municipal de Viamão fará a distribuição de certificados aos participantes, contabilizando um total de 24 horas de atividades.

 

 

Destacamos o relato da professora Caren Passos, do Colégio Marista Graças, que visitou a Sala dos Pomares em maio deste ano: “Escolhemos a Fundação por ser um espaço pouco conhecido dos nossos estudantes, vizinho da escola e principalmente pela exposição que veio de encontro com o que estávamos trabalhando em sala de aula. Meu objetivo era proporcionar aos estudantes um novo olhar sobre a fotografia. Vivemos num momento em que tudo é descartado rapidamente e muitas vezes não percebemos o valor e significado das coisas. Percebi que os estudante gostam de tirar fotos e fazer vídeos, fazem isso muitas vezes e de qualquer jeito e logo perdiam o interesse por aquilo que já tinham produzido, propus então uma reflexão sobre o que realmente era importante para eles, o que gostariam de guardar ou mostrar para outros estudantes. Eles aceitaram o desafio. Surgiu então o projeto de fotografia. Ao fazer a visitação, pedi aos estudante que prestassem atenção não apenas na imagem em si, mas a observassem como forma de expressão e revelação de algo. Os estudantes gostaram muito da visita, falaram que foi uma oportunidade de ver a fotografia como profissão, não apenas de fotografar, mas de arte e expressão. E que, nelas, podem estar guardados muitos segredos. Agradeço mais uma vez pelo acolhimento e oportunidade de conhecer um espaço que pertence a nós viamonenses”.

Para o próximo semestre, a Fundação prevê a expansão do alcance das ações do Programa Educativo, com a consolidação de novas parcerias, como a recentemente firmada com a secretaria municipal de Gravataí. A 8ª edição do curso promete novidades, que darão prosseguimento à celebração dos 10 anos de Fundação Vera Chaves Barcellos.