No último sábado, dia 16 de Agosto, teve início a 8ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes. Esta edição está relacionada à exposição “Um Salto no Espaço”, que inaugura no próximo sábado, dia 23 de Agosto.

O primeiro encontro do Curso de Formação Continuada em Artes apresentou uma visão panorâmica do Projeto Educativo Um Salto no Espaço, a nova exposição da FVCB ainda inédita, que terá os professores como primeiro público a visitar a mostra, conduzidos por Margarita Kremer – artista, arte educadora e coordenadora do Programa Educativo. Margarita elencou áreas do saber que serão atingidas durante esta edição do curso: teoria da cor, teoria da forma, sistemas de representação, perspectiva, desenho geométrico e técnico e história da arte.

A iniciativa destaca a relevância que a Fundação Vera Chaves Barcellos, através do seu Programa Educativo, atribui às atividades que envolvem e conectam arte e educação, e promovem a sensibilização do olhar de professores e estudantes, potencializando e reconhecendo os educadores como legítimos agentes de mudança.

O primeiro encontro contou com a presença de Maria Clarice de Oliveira, secretária municipal de educação e de André Pacheco, vice-prefeito de Viamão, que expressaram a satisfação com a parceria do município com a Fundação Vera Chaves Barcellos.

(Foto:Vinícius Santos/Diretor de Comunicação de Viamão)

A 8ª edição do Curso de Formação em Artes contará ainda com a participação de Paula Ramos, pesquisadora, curadora, coordenadora do curso de História da Arte da UFRGS, e de artistas participantes da mostra.  Em 2012, Paula Ramos, que atuou como colaboradora do Programa Educativo, escreveu sobre a arte como uma instância de conhecimento, ressaltando a postura diferenciada da Fundação Vera Chaves Barcellos, que investe no desenvolvimento da comunidade na qual se insere, buscando fomentar o debate em torno da arte contemporânea, através de palestras e conversas com artistas e curadores que integram a agenda permanente da instituição.

Destacamos 9 efeitos positivos  associados à Educação em Arte:

Efeitos nos estudantes:

1. Sensação ampliada de alegria, empolgação, realização e alívio de tensões.

2. Aumento do conhecimento e habilidades relacionadas a formas de arte específicas.

3. Ampliação do conhecimento sobre questões sociais e culturais.

O desenvolvimento da criatividade e das formas de pensar

4. Enriquecimento da comunicação e das habilidades de expressão.

5. Avanços que se transferem para outros contextos, como o aprendizado de outras matérias, o mundo do trabalho e atividades culturais extracurriculares e extramuros.

Outros Efeitos:

7. Efeitos institucionais na cultura da escola.

8. Efeitos na comunidade local (incluindo pais e governantes).

9. A própria arte como um resultado.

(Fonte: JOUBERT, Lindy. Ciência e Arte: Novos Paradigmas na Educação e Resultados Profissionais. In: Nuvem, publicação da Fundação Bienal do Mercosul, destinada à formação de mediadores da 9ª edição).