Curadoria de Ana Albani de Carvalho e Neiva Bohns.
Exposição individual de Hudinilson Jr. realizada realizada de 5 de abril a 1º de agosto de 2013, no Espaço 0 da FVCB, em Porto Alegre/RS.
Xerografias, pinturas, colagens, livros e objetos integraram a mostra de Hudinilson Jr., destacado artista plástico paulistano, atuante nos movimentos radicais dos anos 80 e pioneiro no uso da reprografia e do xerox. A temática do seu trabalho, ao mesmo tempo que utiliza o corpo e o homoerotismo, aborda questões sociais da vida contemporânea. Suas múltiplas experimentações compreendem grafitti, xerox, intervenções urbanas, pintura, e, especialmente, uma monumental obra em livros de artista com colagens inusitadas. Juntamente com Mario Ramiro e Rafael França, participou do grupo 3NÓS3, que pelas intervenções urbanas e performances teve significativa importância no circuito de arte de São Paulo. Suas obras já estiveram expostas em Porto Alegre no Espaço N.O., em 1980 e 1982 e na III Bienal do Mercosul, em 2001. A mostra reuniu produções do artista que pertencem ao Acervo Artístico da FVCB.
Hudinilson não fotografa. Fotocopia. Interage com uma máquina xerográfica, ao mesmo tempo “veículo e co-autora”, como se fosse uma amante. Ou um médico legista (auto-análise metódica). Em Narciso examina o próprio corpo à exaustão. No Exercício de me ver – voragem do olhar – não o encontramos inteiro. Ironia na metonímia: a parte é maior que o todo. Um corpo seu. Um corpo meu. O olhar percorrendo a pele, a carne sobrecarregada de sentido. Em todos os textos e imagens, a delicadeza do menino caprichoso. Poesia. (O que o artista vê? O que o espectador faz?) Percorrer as páginas dos diários visuais de Hudinilson é assim como olhar pelo buraco da fechadura. Somos tragados pela volúpia da imagem. Associações de idéias, turbilhão. Imagens de homens, mulheres, coisas, lugares. De uma maneira, por assim dizer, warburguiana, as ideias do artista estão todas ali (nas imagens; na associação entre elas).
Trecho do texto de Ana Albani de Carvalho e Neiva Bohns, curadoras da exposição