Warning: A non-numeric value encountered in /home/fvcb/www/site/wp-content/plugins/lightbox-gallery/lightbox-gallery.php on line 478

De 20 de novembro de 2010 a 18 de junho de 2011, a Fundação Vera Chaves Barcellos exibiu a exposição Pintura: Da Matéria à Representação, 2ª mostra da Sala dos Pomares.

Com curadoria do artista plástico Mário Röhnelt, a mostra reuniu a produção de 13 artistas gaúchos que apresentavam inovações na tradicional linguagem pictórica. A mostra agregou uma diversidade de estilos sintonizada às mais urgentes tendências contemporâneas.

A mostra  teve como eixo uma linha formal que abrangia da  pintura expressionista abstrata à pintura figurativa de viés gráfico, passando por gradações e fusões dessas categorias. Numa ponta desse eixo, está o grau nulo de representação e o grau máximo de expressão material e, a partir daí, representação e materialidade vão se intercambiando até chegarmos à outra ponta com o grau máximo de representação e um mínimo de materialidade pictórica. Temos então um sequência de artistas que começa em Frantz e segue por Regina Ohlweiler, Carlos Wladimirsky, Karin Lambrecht, Gisela Waetge, Marilene Burtet Pieta, Lenir de Miranda, Heloisa Schneiders da Silva, Mara Alvares, Milton Kurtz, Alfredo Nicolaiewsky, Nelson Wilbert e Ricardo Mello.

Cada uma dessas obras é uma exploração pessoal que distingue e individualiza a contribuição destes artistas ao exercício da pintura. Cada um é um universo conceitual diferente, um discurso plástico único, uma maneira própria de domar a matéria do seu ofício e de enfrentar, desde a origem, a imensa tradição da pintura e sua história.

A mostra teve como programação paralela, o Ciclo de Palestras, realizado em parceria com o Santander Cultural, nos dias 04, 11 e 18 de junho, com a presença dos artistas Alfredo Nicolaiewsky, Marilene Burtet Pieta e Lenir de Miranda.

Confira algumas  imagens das obras: