Enigmas – Fotografias e instalação de Vera Chaves Barcellos

Mostra individual da artista Vera Chaves Barcellos, realizada de 17 de setembro a 16 de dezembro de 2005, no Espaço 0 da FVCB, em Porto Alegre/RS.

Exposição que marca a abertura da Fundação Vera Chaves Barcellos, em setembro de 2005, no Espaço O, primeiro local de exposições localizado na tradicional Galeria Chaves, no Centro Histórico de Porto Alegre, e que abrigou suas atividades até a inauguração em 2010 da Sala dos Pomares, em Viamão, sede definitiva da FVCB.

Como nas obras anteriores de Vera Chaves Barcellos, Dones de la Vida (1992) e O Nadador (1995), Enigmas parte de uma imagem fotográfica e tem uma origem totalmente circunstancial. Surge de três fotografias de alguns primatas do Zoológico de Barcelona, na Espanha, que, manipuladas em laboratório, conformaram as três imagens principais da exposição. Em cada uma se propõe um conceito: o olhar ou atenção, a mão ou o gesto, a reflexão ou o pensamento.