Saiba como foi a participação de Paula Ramos no Curso de Formação Continuada em Artes da FVCB.

Foto: Wesley Stutz

Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Viamão, a 8ª edição do Curso contou com a presença de Paula Ramos – jornalista, crítica de arte, curadora, docente e coordenadora do curso de História da Arte, do Instituto de Artes da UFRGS. 

Um Salto no Espaço, atualmente em cartaz na Sala dos Pomares, é uma exposição coletiva  que apresenta uma múltipla abordagem do espaço, tanto de sua forma mais literal – sua ocupação física – como de uma forma conceitual ou metafórica. No primeiro encontro, Paula Ramos chamou atenção para as diferentes formas de representação do espaço nas artes visuais ao longo da história da arte: do espaço chapado até a invenção e consagração da perspectiva renascentista.

As relações conceituais e formais entre diferentes trabalhos artísticos do modernismo até a contemporaneidade orientaram o segundo encontro. Ramos enfatizou como aspectos circunstanciais, históricos e sociais contribuem para a formação dos processos criativos dos artistas e como a arte contemporânea é tributária de períodos artísticos precedentes, seja por afirmação, negação, ou em casos mais radicais, ruptura.

Foto: Wesley Stutz

Através dos encontros, os professores entraram em contato com diferentes narrativas que, entrelaçadas, constituem a história da arte, que conta, em última análise, a própria história do ser humano. Perceber que a arte é fruto tanto da destreza manual quanto da elaboração intelectual corrobora com a concepção da arte como território fértil para a pesquisa e para a formação do conhecimento humano, reafirmando sua posição de fenômeno complexo e, portanto, digno de ser amplamente estudado.

A Fundação Vera Chaves Barcellos agradece a contribuição de Paula Ramos para nossas ações educativas e a todos os professores presentes que enxergam na arte um meio de compreender, refletir e transformar o mundo e a vida.