Warning: A non-numeric value encountered in /home/fvcb/www/site/wp-content/plugins/lightbox-gallery/lightbox-gallery.php on line 478

De 14 de abril a 28 de julho de 2012, a Fundação Vera Chaves Barcellos apresentou a exposição DES|ESTRUTURAS.  Saiba mais sobre mostra que teve curadoria de Neiva Bohns e Vera Chaves Barcellos.

A exposição DES|ESTRUTURAS exibiu obras que questionavam tanto as formas de apresentação quanto os processos criativos dos artistas.

A exposição prestou  tributo às reflexões iniciadas nas primeiras décadas do século XX pelos artistas modernos. Alguns destes artistas não apenas levaram ao extremo as investigações com obras racionalmente estruturadas, como também incluíram o acaso, as combinações aleatórias, o profundo interesse pelas matérias e a acumulação de elementos nos seus processos criativos, abrindo caminho para as explorações da arte contemporânea.

A mostra, contrapôs o gestualismo de Emilio Vedova ao rigor de Joseph Albers  e reuniu desde pequenas obras sobre papel, como as delicadas gravuras em metal da chinesa Lili Hwa, que valorizam o gesto; ao expressivo conjunto de 134 pinturas sobre papel de Lenir de Miranda sobre o tema de Ulisses. Potentes são os desenhos em 12 partes de Maristela Salvatori, a insólita instalação de Carlos Pasquetti, e  as monumentais esculturas construtivas de Eduardo Frota. Um dos destaques da mostra foi a obra emblemática LC3 , um dos bichos de Lygia Clark, editados pela Limited Edition, de Londres, nos anos 1960, escultura transformável em múltiplas esculturas distintas.

Veja algumas imagens da exposição: