Nervo Óptico: 40 anos

Curadoria de Ana Albani de Carvalho.

Exposição coletiva realizada de 1ª de abril a 22 de julho de 2017, na Sala dos Pomares da FVCB, em Viamão/RS.

Nervo Óptico: 40 anos foi apresentada na Sala dos Pomares depois de uma temporada no Centro Cultural São Paulo (2016/2017), com uma configuração especialmente pensada para o espaço expositivo da FVCB. Na mostra, foram exibidos trabalhos – em obras da época e em versões recentes – dos artistas que integraram o grupo: Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clóvis Dariano, Mara Alvares, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos; além de obras de Romanita Disconzi e Jesus Escobar, artistas que participaram das atividades antecedentes à consolidação do Nervo Óptico. Documentos, registros fotográficos de performances e ações do período de atuação do grupo (1976 a 1978) e os cartazetes também foram exibidos na exposição.

 

 

SOBRE O NERVO ÓPTICO

Responsável por uma intensa renovação no circuito artístico, o título Nervo Óptico abrange ações do grupo de artistas desde o lançamento do texto-Manifesto em 1976, passando pela criação e circulação dos cartazetes e pelas exposições realizadas até 1978, ano em grupo se desfaz.

“Publicação aberta a divulgação de novas poéticas visuais” o cartazete Nervo Óptico teve distribuição gratuita no Brasil e no exterior – aos moldes da arte postal – entre abril de 1977 e setembro de 1978, com tiragem de cerca de mil exemplares. Cada edição apresentou um trabalho desenvolvido especificamente por um artista, integrante do grupo idealizador ou convidado.

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.