Curadoria: Pablo Santa Olalla
Exposição de Regina Silveira e Antoni Muntadas realizada de 21 de março a 19 de dezembro de 2020, na Sala dos Pomares da FVCB, em Viamão/RS, com a maioria das ações ocorridas no formato online devido à pandemia de Covid-19.
Apoio: Bolsa de Arte de Porto Alegre e Instituto Cervantes.
A mostra Muntadas / Silveira: Diálogos. Mundo, Arte, Vida reuniu mais de 40 trabalhos de Regina Silveira e Antoni Muntadas.
As trajetórias de Regina Silveira e de Antoni Muntadas, embora diversas, têm pontos comuns significativos, como o movimento constante, a experimentação e o olhar sempre à frente. Há muitos anos que conversam, mas esta é a primeira exposição conjunta dos dois artistas. Nela abre-se um diálogo entre seus trabalhos, articulado em torno de três conceitos gerais. Os espaços públicos e privados, a sociedade, a política e a comunicação organizam o mundo, e, portanto, faz-se necessário analisá-los. Na arte, o desvio dos referentes abre espaço para um discurso questionador, dando preferência às metodologias projetuais em vez de aos modos de fazer tradicionais. Para dar lugar à vida, o devaneio e a abstração da história têm de ser distraídos, fazendo da mordacidade um posicionamento estável frente ao futuro. Na proposta de conversa artística entre Muntadas e Silveira desta exposição, seja em sintonia ou por meios diferentes, esses conceitos abrem-se a novos estratos de significação, que não só partem de um olhar crítico e irônico, mas também o exigem àquele que os queira iluminar.