A Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB), em Viamão/RS, apresenta a exposição Marlies Ritter – Pensar com as mãos, dedicada à trajetória de Marlies Ritter (Porto Alegre, RS, 1941), que possui uma vasta produção em cerâmica e em diversas linguagens. A curadoria é assinada por Fernanda Albuquerque, curadora, pesquisadora e professora do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pela mesma instituição (PPGMUSPA/UFRGS).
Marlies Ritter – Pensar com as mãos abrange cerca de 70 obras em variadas linguagens e materialidades, como peças em cerâmica, trabalhos em tecido e em papel, livros de artista, xilogravuras e fotografias. Entre os destaques estão dois trabalhos inéditos: Sem título, 2023-2025, com 100 batatas produzidas em cerâmica; e Escritos guardados, 2024, publicação desenvolvida especialmente para a mostra, na qual a artista relata histórias atravessadas por memórias, afetos e reflexões, que remetem à origem de suas criações.
Além de integrar a programação de 20 anos da FVCB, a exposição representa uma oportunidade única para o público conhecer com profundidade a poética visual de Ritter. Essa iniciativa soma-se aos esforços recentes de reparação histórica para resgatar e reconhecer o legado de artistas mulheres sistematicamente negligenciadas na história da arte.
Marlies Ritter – Pensar com as mãos reúne obras do Acervo Artístico da FVCB, do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), da Ocre Galeria, além de trabalhos pertencentes à coleção da própria artista e de outras coleções particulares. A exposição também conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS (PPGMUSPA).
MARLIES RITTER – PENSAR COM AS MÃOS
Na obra de Marlies Ritter (Porto Alegre, 1941), as mãos são afeto, memória e pensamento. Cerâmica, tecidos, papéis e palavras entrelaçam-se em trabalhos que querem salvar o que o tempo ameaça apagar: os gestos cotidianos, as marcas da presença, o rastro das coisas, as lembranças de uma vida. As peças não surgem da urgência, mas de uma convivência e um diálogo prolongados com os materiais. A repetição dá o ritmo a esse fazer-pensar, em processos poéticos reflexivos e ao mesmo tempo meditativos.
Nome de referência na cerâmica e artista de múltiplas linguagens, Marlies enfim recebe um olhar mais detido e aprofundado sobre sua produção. Participou de mais de cinquenta mostras coletivas ao longo de suas cinco décadas de produção e teve apenas seis individuais. Nenhuma delas, contudo, com o caráter panorâmico desta exposição. Marlies Ritter – Pensar com as mãos retoma os momentos mais relevantes da trajetória da artista em diálogo com sua produção recente, apresentando peças em cerâmica, trabalhos em tecido e em papel, livros de artista, xilogravuras e fotografias.
Por meio de seus trabalhos, Ritter nos ensina que a arte pode ser um espaço de afeto e permanência, um modo de entretecer o tempo e a vida com as mãos, uma verdadeira “geleia do sempre”, em suas palavras. Pensar com as mãos, como faz Marlies, é uma forma de devolver ao mundo aquilo que nos escapa: os instantes sutis, as marcas do vivido, que poderiam passar despercebidos, mas que persistem por meio de sua arte. Sua trajetória reafirma a importância de uma espécie de ética da presença e do cuidado. Ao salvar as “coisices do cotidiano”, é como se a artista terminasse por salvar um pouco de nós mesmos.
Fernanda Albuquerque
Curadora
Audiodescrição do texto curatorial
SOBRE A ARTISTA
Marlies Ritter (Porto Alegre, RS, 1941) é artista visual com vasta produção em cerâmica, além de outras linguagens e técnicas. De 1958 a 1963, morou no Rio de Janeiro, onde estudou idiomas. Voltou a Porto Alegre e constituiu família. Começou com a cerâmica em 1972 com Astrid Linsenmayer e Myriam Benz. Entre 1979 e 1980, teve aulas de desenho com Fernando Baril e esmaltação com Mariannita Linck. Em 1984, foi aluna de Megumi Yuasa e, de 1985 a 1988, estudou modelagem com Vasco Prado e Xico Stockinger. Trabalhou no Atelier Vila Nova, de Xico Stockinger, até 1991. Em 1992, fez curso de Antropologia Plástica com Fritz Marburg na Clínica Tobias, em São Paulo. Participou de workshops ministrados por Karin Lambrecht e Mauro Fuke. Fez patchwork e quilt com Gisela Waetge. Ao longo de suas cinco décadas de produção, participou de seis individuais e mais de 50 mostras coletivas. Na FVCB, integrou as coletivas Haverá consequências (2022), Eu estou aqui agora (2019), “A Condição Básica” (2018), Aã (2017), Destino dos objetos (2015), Um salto no espaço (2014), Limites do imaginário (2013) e Silêncios e Sussurros (2010).
SOBRE A CURADORA
Fernanda Albuquerque (Rio de Janeiro, 1978) é curadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua no Bacharelado em Museologia e no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA). Atuou como docente na Especialização em Práticas Curatoriais da UFRGS (2019-2021). Possui mestrado e doutorado em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica pela UFRGS (2006 e 2015), com estágio sanduíche na University of the Arts London (2013-2014). Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa “Como museus podem aprender com a arte e os artistas” junto ao PPGMUSPA/UFRGS. Desde 2021, integra o Comitê de Acervo e Curadoria do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). Foi Curadora Assistente da 8a Bienal do Mercosul (2011) e Curadora de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo (2008-2010). Desde 2007, desenvolve projetos curatoriais e educativos em instituições como Instituto Tomie Ohtake, Goethe Institut Porto Alegre, Bienal de São Paulo, Santander Cultural, Bienal do Mercosul, Galería Gabriela Mistral, Museu Murillo La Greca, Pinacoteca Aldo Locatelli, MACRS e Centro Universitário Maria Antônia, dentre outros. Em 2010, recebeu o “Prêmio Estudos e Pesquisas sobre arte e economia da arte no Brasil”, oferecido pela Fundação Bienal de São Paulo. E em 2022, ganhou o “XV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Destaque Curadoria”, ofertado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Porto Alegre.
EXPOSIÇÃO MARLIES RITTER – PENSAR COM AS MÃOS
Inauguração e lançamento do Catálogo: 19/07/2025, sábado, das 11h às 17h.
Visitação: de 22/07/2025 a 13/12/2025, de terça a sábado, das 9h30 às 17h.
Local: Sala dos Pomares da FVCB (Rodovia Tapir Rocha, 8480 – parada 54, Viamão/RS).
Entrada franca.
Agendamento de visitas: educativo.fvcb@gmail.com | (51) 98229 3031.
Área para estacionamento no local.
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REALIZAÇÃO
Fundação Vera Chaves Barcellos
APOIO
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS
Museu de Arte do Rio Grande do Sul
Ocre Galeria