Curadoria de Bruna Fetter

Exposição coletiva realizada de 26 de novembro de 2022 a 27 de julho de 2023, na Sala dos Pomares da FVCB, em Viamão/RS.

 

Concebida integralmente a partir do Acervo da instituição, Haverá consequências representa um exercício de encontros e aproximações que se materializam por meio de rastros e vestígios da memória, reverberando no presente e nos desdobramentos futuros. As obras presentes na mostra – seja em termos temáticos, materiais ou mesmo formais – são compreendidas simultaneamente como imagem-índice-percurso, o que possibilita diferentes leituras, relações e caminhos. Fazem parte da seleção apresentada trabalhos em fotografia, vídeo, gravura, pintura, objeto, arte postal, serigrafia e livro de artista. São mais de 60 obras de 57 artistas do Brasil e do exterior.

Nas palavras da curadora, Bruna Fetter: “Ao partir da noção de rastro e vestígio, Haverá consequências busca tecer fios que atravessam nossas compreensões de passado-presente-futuro, causa e consequência. Na mostra encontraremos imagens e objetos que são resíduos de pensamentos e ações ocorridas no passado, mas que pela sua condição de obra de arte tornam-se testemunhos perenes a nos acessar em diferentes contextos e tempos. Reunindo um grupo de obras da coleção da FVCB, a exposição resulta de uma imersão minha neste Acervo, e também de um trabalho muito próximo a todas as equipes da instituição, inaugurando meu trabalho como diretora cultural da Fundação.”

Haverá consequências foi a primeira mostra da FVCB com curadoria de Bruna Fetter, professora da UFRGS e pesquisadora, à frente da Direção Cultural da FVCB, função assumida em abril de 2022.