A obra de Nelson Wiegert será tema da próxima exposição da Sala dos Pomares, espaço expositivo da Fundação Vera Chaves Barcellos.

Na última sexta-feira, 06 de fevereiro, o artista plástico Nelson Wiegert esteve na sede da FVCB, em Viamão, e se reuniu com Vera Chaves Barcellos. O encontro marca os preparativos da mostra individual do artista que exibirá um amplo recorte da produção de Wiegert e abrirá o calendário expositivo de 2015 da Sala dos Pomares.

Nascido em 1940, em Tuparendi/RS, Nelson Wiegert vive e trabalha na Alemanha. Pintor, desenhista e escultor, o artista cursou nos anos 60  a Escola de Artes da UFRGS e estudou com Iberê Camargo no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Neste período, participou de diversas coletivas e salões brasileiros, onde obteve vários prêmios e foi considerado uma das grandes revelações de sua geração.

Em 1965, fixou residência em Munique (Alemanha). Estudou com Emilio Vedova em Salzburg (Áustria), onde recebeu o Primeiro Prêmio em Pintura. Entre 67 e 70, participa de diversas mostras na Europa e Estados Unidos. A partir de então começa a atuar no mercado de arte, quando trabalha com a lendária galeria Art in Progress – que foi empacotada por Christo – e expôs artistas como Cy Twombly, Richard Serra, Warhol, e Rauchenberg.

Atualmente, dirige a Galerie Biedermann, em Munique. Foi considerado uma das grandes revelações de sua geração (entre os quais encontram-se Magliani, Joyce Schleiniger e Luiz Gonzaga Mello Gomes).

Fonte:

http://www.gestual.com.br/templates/expo_nelson2.htm http://www.esculturagaucha.com.br/nelsonwiegert.htm