Oficialmente inaugurada, Nelson Wiegert I Fórmulas Abstratas recebeu público expressivo no último sábado, 21 de março.

O primeiro sábado de outono da Sala dos Pomares foi marcado pela festiva inauguração da mostra Nelson Wiegert I Fórmulas Abstratas. O público pode conferir  trabalhos inéditos e uma seleção retrospectiva da produção de um artista gaúcho com relevante atuação no sistema internacional das artes. A exposição ganhou vida através da percepção sensível e experiente de Vera Chaves Barcellos e do próprio artista, responsáveis pela organização e pela expografia da mostra.

Logo na entrada da Sala dos Pomares, os visitantes foram impactados pelas 17 fotografias de grande formato, em branco e preto, que compõe a série Fórmulas Abstratas. A série de grande rigor e austeridade  visual surgiu, como narra o artista, a partir  de uma visita ao Instituto de Mineralogia e Física de Munique, quando Wiegert observou, em uma das salas, fórmulas matemáticas deixadas no quadro negro. Pouco familiarizado com esta área do conhecimento, ao artista chamou a atenção o grafismo das fórmulas e a possibilidade técnica de desenhar com rapidez e vigor, utilizando o giz. Como resultado do embate entre conceito e matéria, o gesto do artista se fixa de modo único, já que a Nelson Wiegert interessa a singularidade da expressão e da composição.

Já no mezanino da Sala dos Pomares, trabalhos de diversos momentos remontam a trajetória de Wiegert e dão pistas sobre a construção da sua obra. Um dos pontos altos da abertura foi a presença do artista que, sorridente e comunicativo, conversou com o público sobre os trabalhos.

Em consonância com a missão da FVCB de difundir e estimular experiências plásticas e sensoriais a partir do contato com a arte contemporânea, bem como consolidar e ampliar a formação de público, o Programa Educativo realizou, na data da abertura, uma visita mediada direcionada especialmente aos educadores inscritos no Curso de Formação Continuada em Artes, atividade paralela à exposição. Peça vital no processo de sensibilização do olhar dos estudantes, os professores foram os primeiros visitantes da exposição.

Dando sequência às atividades da 9ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes, a FVCB promove no próximo sábado, dia 28 de março, o segundo encontro da Formação. Para a data, estão previstos debates com os professores  sobre as práticas em sala de aula, elaboração e supervisão de projetos articulando escola, formação continuada e material didático. A atividade acontece das 9h às 12h, na Sede da Secretaria de Educação de Viamão, na Casa Rural, situada no Calçadão Tapir Rocha, 49.