22/11/25, sábado, às 14h30 | Oficina Doses de Memória [edição extra]

Como parte da programação educativa da exposição Marlies Ritter – Pensar com as mãos, a Fundação Vera Chaves Barcellos convida o público para a edição extra da oficina de criação Doses de Memória, no dia 22 de novembro, sábado, das 14h30 às 16h30, na Sala dos Pomares (Rodovia Tapir Rocha, 8480 – parada 54, Viamão/RS). A inscrição é gratuita e voltada para o público geral interessado. Atenção: vagas esgotadas em 08/10. Obs: não precisa trazer material.

A atividade será realizada novamente por Adriana Daccache, artista visual e professora, a partir da obra Memorial, 1908-63 (para Franz Gahrmann, meu pai), de 2002, criada por Marlies Ritter em homenagem ao seu pai, onde cada peça em cerâmica corresponde a um ano de vida dele. O trabalho de Daccache envolve também afetos e memórias, todo um universo emoldurado em miniespaços. A oficina oportunizará a criação destes universos individuais, utilizando como base latinhas de sardinha e atum, compondo, no coletivo, um pequeno museu de memórias de vida.

Adriana Daccache, (São Paulo, SP, 1971) é graduada em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e pós-graduada em Pedagogia da Arte pela Faculdade de Educação da UFRGS. Foi professora no Instituto de Artes da UFRGS, supervisora de equipes de mediação em diversas edições das Bienais do Mercosul e coordenadora adjunta do Projeto de Extensão Objeto Identidade, da UFRGS. É uma das fundadoras do coletivo Bando de Barro, onde atua como curadora e artista desde 1996, tendo exposições individuais e inúmeras coletivas entre o Brasil e exterior. Artista integrante do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) e acervos particulares.

 

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Nome de referência na cerâmica e artista de múltiplas linguagens, Marlies Ritter (Porto Alegre, RS, 1941) tem sua trajetória revisitada nesta exposição panorâmica, que celebra cinco décadas de sua produção artística. Sob a curadoria de Fernanda Albuquerque (PPGMUSPA/UFRGS), Marlies Ritter – Pensar com as mãos abrange cerca de 70 obras em variadas linguagens e materialidades, como peças em cerâmica, trabalhos em tecido e em papel, livros de artista, xilogravuras, fotografias, entre outras. Além de homenagear e reconhecer o trabalho de Ritter, a mostra integra a programação comemorativa dos 20 anos de atuação da FVCB.

A exposição representa uma oportunidade única para o público conhecer com profundidade a poética visual de Ritter. Essa iniciativa soma-se aos esforços recentes de reparação histórica para resgatar e reconhecer o legado de artistas mulheres sistematicamente negligenciadas na história da arte.

Marlies Ritter – Pensar com as mãos reúne obras do Acervo Artístico da FVCB e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), além de trabalhos pertencentes à coleção da própria artista e de outras coleções particulares. A exposição também conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS (PPGMUSPA).

 


 

AGENDE-SE

OFICINA DE CRIAÇÃO [edição extra] | DOSES DE MEMÓRIA

Data e horário: 22/11/2025, sábado, das 14h30 às 16h30.

Local: Sala dos Pomares da Fundação Vera Chaves Barcellos – Rodovia Tapir Rocha, 8480 (parada 54), Viamão, RS. Área para estacionamento no local.

Público: Geral interessado. O material será fornecido durante a atividade.

INSCRIÇÃO: formulário disponível aqui

ATENÇÃO: VAGAS LIMITADAS (até 15 participantes) | ENTRAREMOS EM CONTATO PARA A CONFIRMAÇÃO DE SUA INSCRIÇÃO.

 

ATIVIDADE GRATUITA.

 

CONTATOS
Em caso de dúvida, entre em contato conosco: : educativo.fvcb@gmail.com | (51) 98229 3031.

 

REALIZAÇÃO
Fundação Vera Chaves Barcellos – FVCB
Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) | Ministério da Cultura | Governo Federal

 

APOIO
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS (PPGMUSPA/UFRGS)
Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS
Ocre Galeria