O 3° Encontro do Curso de Formação Continuada será com as historiadoras Thaís Franco e Fernanda Soares da Rosa, responsáveis pelo Acervo da FVCB. Saiba mais sobre o encontro e sobre as palestrantes, aqui.

O  3° encontro do Curso de Formação Continuada em Artes, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão (SME),  objetiva contextualizar historicamente  a atuação e produção do artista Nelson Wiegert. Serão abordados temas como o início da sua carreira no Rio Grande do Sul, quando o artista estuda no Instituto de Artes, em Porto Alegre, e entra em contato com artistas importantes atuantes no Estado que viriam ser seus primeiros professores como Ado Malagoli, Alice Soares, Cristina Balbão e Fernando Corona, até suas exposições coletivas pelo Brasil e o prêmio que recebe no Salão de Arte Contemporânea, em São Paulo, que o leva a Alemanha, onde tem contato com artistas como Emilio Vedova, e expõe em galerias e feiras pela Europa, ao lado de renomados artistas.

A partir de então, na fase de transição do artista à Europa, serão analisadas características da história e das artes visuais, sobretudo na Alemanha, a partir da década de 60, período este que assinala a continuação da trajetória do artista e de seus novos contatos com galerias, onde passa a atuar também como marchand.Conjuntamente, serão ressaltadas suas relações com artistas que serão explicitados em organizações de mostras e exposições coletivas, reunindo nomes brasileiros como Fayga Ostrower, Maria Bonomi e Vera Chaves Barcellos, latino-americanos como Julio Le Parc, Jesús Soto, Cruz-Diez e Olga do Amaral e, ainda, suas novas relações que resultariam em mais diversos projetos.

Por fim, a definição de abstracionismo artístico será trazida para melhor compreensão de seu trabalho mais recente: fotografias feitas a partir de intervenções do artista realizadas sobre fórmulas matemáticas em quadro negro de salas de aula do Instituto de Mineralogia e Física de Munique, trabalho este denominado Fórmulas Abstratas e que resultou na exposição recentemente inaugurada na Sala dos Pomares, na FVCB.

Serviço: 3ºEncontro do Curso de Formação Continuada – ARTE EM CONTEXTO: Panorama histórico e trajetórias de artistas que exerceram influência na atuação de Nelson Wiegert,  com Thaís Franco e Fernanda Soares da Rosa.
Horário: 9h às 12h.
Local: Casa Rural – Calçadão Tapir Rocha, 49.

Saiba mais sobre as palestrantes:

 

Thaís Franco

 Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), onde desenvolveu a pesquisa Costumes gauchescos nas fotografias de Wolfgang Harnisch Jr, sob orientação do Prof. Dr. Charles Monteiro. Possui experiência em patrimônio cultural (arquivos e museus). Desenvolve estudos na área de História Cultural e História da Arte. Atualmente trabalha como Coordenadora do Acervo Artístico da Fundação Vera Chaves Barcellos, onde é responsável pelos trabalhos de catalogação, conservação e pesquisa das duas coleções pertencentes à instituição, bem como no auxílio ao processo curatorial e montagem de exposições.

Fernanda Soares da Rosa

Graduanda em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FFCH/PUCRS), cursando o 8º semestre. Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolve a pesquisa na área de História da Arte no Rio Grande do Sul intitulada Luz e sombras de Oscar Boeira, sob orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia Bastos Kern, trabalho este que trata da vida e obra do artista gaúcho Oscar Boeira, que viveu entre o final do século XIX, início do século XX, em Porto Alegre. Estagiária na Fundação Vera Chaves Barcellos, atua na catalogação, conservação e pesquisa das coleções pertencentes ao Acervo Artístico da instituição. Já teve experiência em outros centros culturais, como Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Histórico-Cultural da Santa Casa e Centro de Memória da Associação Médica do Rio Grande do Sul.